Filtrar


Questões por página:
A Suinocultura é uma atividade que exige muita dedicação do criador para alcançar bons índices de produtividade e, em consequência, resultados econômicos satisfatórios. O criador deve produzir animais para o abate utilizando mais de uma raça para beneficiar-se do vigor híbrido. Para as fêmeas cruzadas das raças Large White x Landrace, macho preferencial é:
Na bovinocultura, o período de proteção e a eficácia de uma determinada vacina estão relacionados a vários fatores. O período de vacinação estabelecido semestralmente nas fêmeas de três a oito meses refere-se à vacina contra:
No contexto do estado de Mato Grosso, Tapurah se destaca como a “capital da suinocultura” devido a uma atividade econômica de grande importância no setor primário. Essa atividade está relacionada:
Sobre o beneficiamento e transporte de pescado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Durante o transporte, o pescado congelado não pode ser mantido a uma temperatura maior que -18 °C.
II. O meio mais comum de congelamento é o uso do gelo.
III. O gelo pode ser utilizado como meio de insensibilização.
IV. Para o congelamento de pescado, é ideal utilizar o método lento para evitar a formação de cristais de gelo, que podem danificar o tecido.
V. Por ser perecível, deve-se manter o pescado no sistema de cadeia de frio.
Após o abate animal inicia-se o processo de rigor mortis, no qual ocorre a transformação do músculo em carne, a partir de várias reações bioquímicas. Esse processo é de suma importância para a qualidade da carne, influenciando características como a maciez. Sobre o rigor mortis, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I.O cold shortening, caracterizado pela contração intensa dos músculos, é um problema provocado pelo resfriamento das carcaças, em temperaturas abaixo de 10 °C, antes da instalação completa do rigor mortis. Isso pode resultar em carne dura.
II. Durante o rigor mortis, há a redução do pH muscular. Dependendo das condições pré-abate, os valores de pH podem ser menores que 5,4, resultando em carnes tipo PSE (Pale, Soft e Exusative).
III. Após a morte do animal ocorre a formação irreversível do complexo actomiosina e, consequentemente, o enrijecimento muscular.
IV. As enzimas catepsinas e calpaínas são essenciais para o processo de maturação da carne após o rigor mortis, atuando sobre as proteínas estruturais, o que contribui para uma carne mais macia.
V. O estresse prolongado pré-abate contribui para alterações indesejadas na carne. Uma delas é a carne tipo DFD (Dark, Firm e Dry), que apresenta as seguintes características: escura, firme e seca. Isso se deve a pH final da carne <5,8.