Filtrar


Questões por página:
Em relação ao prognóstico materno -fetal da cirurgia cardíaca durante a gravidez, analise as afirmativas a seguir.
I. A cirurgia tem proporcionado prognóstico materno benéfico nos casos em que a deterioração funcional consequente à sobrecarga circulatória fisiológica no período gestacional superajuntada à doença cardíaca estrutural . II. O procedimento associa -se a riscos obstétricos e fetais elevados, com destaque para o impacto da circulação extracorpórea (CEC) e dos agentes anestésicos . III. O tratamento cirúrgico de cardiopatia durante o ciclo gravídico -puerperal é realizado em situações restritas .

Assinale a alternativa correta.
No 2º dia de pós-operatório de correção de tetralogia de Fallot, um paciente de 4 meses apresenta FC de 210 bpm. Não há febre. A gasometria arterial mostra acidose metabólica leve. O ecocardiograma não mostra CIV residual; há um gradiente anterógrado de 18mmHg na via de saída do VD e a função contrátil é satisfatória. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Paciente de 10 meses, com uma comunicação interventricular de 8 mm com importante repercussão hemodinâmica, faz um quadro de hiperfluxo pulmonar grave necessitando de ventilação mecânica. Assinale a alternativa que apresenta qual é o melhor ajuste indicado.
RN com 42 horas de vida, com diagnóstico em eco fetal de transposição dos grandes vasos com septo interventricular íntegro, está evoluindo com piora da cianose e acidose metabólica grave. Já foi iniciada infusão de prostaglandina. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta imediata.
Assinale a alternativa que apresenta uma cardiopatia que não é detectada no teste do coraçãozinho.