Filtrar


Questões por página:
Criança de oito meses deu entrada no Pronto-Socorro com história de três dias de diarreia, que se intensificou nas últimas doze horas. Examinada, mostrava-se desidratada e prostrada. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu uma hora depois da internação. O exame físico revelou sinais de intensa desidratação. A doença ou o estado mórbido que causou diretamente sua morte e a causa básica são, respectivamente,
Um lactente de 7 meses de idade está no início da introdução alimentar, incluindo papa de frutas, leite de vaca e ovo. Apresenta quadro de diarreia não sanguinolenta associada a vômitos intermitentes e anemia. Além disso, há história patológica pregressa com gastroenterite infeciosa. Na avaliação, identifica-se déficit pôndero-estatural. Diante desse quadro clínico, o provável diagnóstico é de:
O diagnóstico de síndrome nefrótica em pediatria deve ocorrer na presença de:
No tratamento de pielonefrite de um bebê de 1 ano de idade, o seguinte fármaco deve ser evitado, por não atingir a concentração necessária para atingir o tecido:
Um paciente de 2 anos, com situação vacinal duvidosa, apresenta-se febril e desenvolve exantema morbiliforme, de distribuição craniocaudal com pele normal entre as lesões, ocorrendo após 6 dias de febre acompanhada por tosse produtiva, conjuntivite e fotofobia. A provável hipótese diagnóstica para o quadro é: