Questões de Concurso
Filtrar
867 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 174
Questões por página:
Questões por página:
No exame da triagem neonatal biológica, conhecido popularmente como Teste do Pezinho, os recém-nascidos pernambucanos são investigados para a seguinte infecção congênita (TORCHS):
Considere uma criança de 3 anos que deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento, com diarreia aguda, encontrando-se desidratada. O pediatra de plantão irá executar o Plano terapêutico B do Ministério da Saúde.
Assinale a alternativa que contempla, de forma CORRETA, a conduta a ser realizada.
Assinale a alternativa que contempla, de forma CORRETA, a conduta a ser realizada.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria - American Academy of Pediatrics (AAP), bem como a Sociedade de Endocrinologia Pediátrica - Pediatric Endocrine Society (PES), define-se hipoglicemia sintomática em recém-nascidos após 72 horas de vida aquela em que a glicemia capilar é inferior a
Recém-nascido de 15 dias de vida dá entrada em serviço de pronto atendimento com quadro de febre alta (média 39°C), choro forte e irritabilidade há 1 dia. Foi internado e solicitado rastreio infeccioso, com coleta de líquor, já que o paciente não apresenta sintomas localizatórios da febre, com exame físico sem sinais de alarme. Apresentou hemograma apenas com linfopenia e demais exames normais. No terceiro dia de doença, mantinha choro frequente e irritabilidade, evoluindo com exantema petequial e vesicobolhoso com descamação da pele. Foi paulatinamente evoluindo com melhora da febre e das lesões de pele, porém alterações residuais em áreas de bolhas.
Diante do diagnóstico diferencial do quadro, qual hipótese de doença infectocontagiosa seria pertinente ao caso?
Diante do diagnóstico diferencial do quadro, qual hipótese de doença infectocontagiosa seria pertinente ao caso?
Homero, de 6 anos, masculino, portador de anemia falciforme, é internado com quadro de pneumonia, sendo iniciado tratamento com ceftriaxone via acesso venoso central. Paciente apresentou melhora inicial, mas, no quarto dia de antibioticoterapia, ele evoluiu com febre e calafrios. Durante a infusão do antibiótico, o paciente apresentou piora súbita, com sudorese, taquicardia e discreta queda da pressão arterial, sendo necessária a realização de expansão volêmica, o uso de adrenalina e a ampliação do esquema antimicrobiano. Durante o internamento, cresceu uma bactéria gram positiva coagulase negativa, com crescimento em 2 horas, na hemocultura coletada durante a febre. O paciente evoluiu com melhora clínica após a mudança do esquema antibiótico e recebeu alta em boas condições clínicas.
Diante do evento, qual o provável agente etiológico?
Diante do evento, qual o provável agente etiológico?