Filtrar


Questões por página:
Menino com um mês e quinze dias de vida é levado à emergência pediátrica com queixa de distensão abdominal e constipação desde a primeira semana de vida. A criança passa vários dias sem evacuar, apresentando dificuldade em relação à eliminação fecal, por vezes sendo necessária a utilização de estímulo retal com supositório de glicerina. Nasceu de parto normal e eliminou mecônio no quarto dia de vida. O lactente está em aleitamento materno exclusivo. Exame físico: escore Z -2 na curva de peso para idade, abdome distendido e doloroso à palpação; toque retal: esfíncter anal com tônus aumentado e ampola retal vazia.
Qual é o diagnóstico mais provável do caso acima?
Você acompanha o atendimento de uma menina de sete anos no ambulatório de pediatria, cuja mãe queixa-se de episódios recorrentes de desatenção, acompanhada de olhar fixo, que dura alguns segundos. Às vezes, surgem quando ela começa a jogar no celular, “retornando ao normal” logo em seguida. Surgiram cerca de quatro meses, cerca de seis vezes. Em uma vez ocorreu repetidamente durante o dia. Fez um EEG que demonstrou descargas bilaterais de picos e ondas lentas de 3Hz.
Qual o tipo de epilepsia desta menina?
A afasia de Wernicke é caracterizada por
Algumas crianças apresentam queixas recorrentes, que podem ser classificadas como síndromes episódicas e que aumentam o risco de desenvolver migrânea na idade adulta. Qual dos quadros clínicos abaixo NÃO é classificado nesses tipos de síndrome de acordo com a terceira edição da International Classification of Headache Disorders?
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação da criança, para uma criança que chega à Unidade básica de saúde aos 5 meses de idade, com vacinas anteriores atualizadas, é recomendada a seguinte vacina: