Filtrar


Questões por página:
No exame da triagem neonatal biológica, conhecido popularmente como Teste do Pezinho, os recém-nascidos pernambucanos são investigados para a seguinte infecção congênita (TORCHS):
Considere uma criança de 3 anos que deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento, com diarreia aguda, encontrando-se desidratada. O pediatra de plantão irá executar o Plano terapêutico B do Ministério da Saúde.
Assinale a alternativa que contempla, de forma CORRETA, a conduta a ser realizada.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria - American Academy of Pediatrics (AAP), bem como a Sociedade de Endocrinologia Pediátrica - Pediatric Endocrine Society (PES), define-se hipoglicemia sintomática em recém-nascidos após 72 horas de vida aquela em que a glicemia capilar é inferior a
Recém-nascido de 15 dias de vida dá entrada em serviço de pronto atendimento com quadro de febre alta (média 39°C), choro forte e irritabilidade há 1 dia. Foi internado e solicitado rastreio infeccioso, com coleta de líquor, já que o paciente não apresenta sintomas localizatórios da febre, com exame físico sem sinais de alarme. Apresentou hemograma apenas com linfopenia e demais exames normais. No terceiro dia de doença, mantinha choro frequente e irritabilidade, evoluindo com exantema petequial e vesicobolhoso com descamação da pele. Foi paulatinamente evoluindo com melhora da febre e das lesões de pele, porém alterações residuais em áreas de bolhas.
Diante do diagnóstico diferencial do quadro, qual hipótese de doença infectocontagiosa seria pertinente ao caso?
Homero, de 6 anos, masculino, portador de anemia falciforme, é internado com quadro de pneumonia, sendo iniciado tratamento com ceftriaxone via acesso venoso central. Paciente apresentou melhora inicial, mas, no quarto dia de antibioticoterapia, ele evoluiu com febre e calafrios. Durante a infusão do antibiótico, o paciente apresentou piora súbita, com sudorese, taquicardia e discreta queda da pressão arterial, sendo necessária a realização de expansão volêmica, o uso de adrenalina e a ampliação do esquema antimicrobiano. Durante o internamento, cresceu uma bactéria gram positiva coagulase negativa, com crescimento em 2 horas, na hemocultura coletada durante a febre. O paciente evoluiu com melhora clínica após a mudança do esquema antibiótico e recebeu alta em boas condições clínicas.
Diante do evento, qual o provável agente etiológico?