Filtrar


Questões por página:
Um escolar de 7 anos com 32 quilos é admitido na Emergência Pediátrica com história de tosse e cansaço há 12 horas. Ao exame clínico, o menor encontra-se agitado, com frequência respiratória de 40 incursões por minuto, estertores e sibilos em ambos os hemitórax, SatO2 89%, com tiragem subcostal e intercostal.
De acordo com as recomendações atuais (GINA 2024), qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE uma opção terapêutica (com nível de evidência A) a ser estabelecida para este paciente na unidade de pronto atendimento?
O PNI preconiza duas doses da vacina contra a febre amarela: aos 9 meses e aos 4 anos de idade. No entanto, caso a criança tenha menos de 2 anos e não tenha feito a primeira dose aos 9 meses, poderá fazê-la em um outro momento, mas, nesse caso, evita-se a aplicação simultânea com a seguinte vacina:
Qual alternativa contém características/manifestações clínicas que descrevem a adrenarca precoce na pediatria?
Júlio de 4 anos é admitido em serviço de emergência com diagnóstico clínico de meningite. O pediatra solicitou imediatamente a punção lombar, tendo o resultado da análise do líquido cefalorraquidiano sido o seguinte:

Aspecto: turvo
Células: 850 leucócitos/mm3, sendo 90% de polimorfonucleares
Proteína: 175 mg/dL
Glicose: 21 mg/dL
Coloração pelo método de Gram: diplococos Gram positivo

Além de instituir a antibioticoterapia imediata para esse paciente, a mãe da criança questiona sobre “prevenção” para o seu outro filho, com apenas 18 meses de idade, contactante direto de Júlio, pois ambos brincam juntos e dormem no mesmo quarto.
A conduta do pediatra, levando em consideração o diagnóstico etiológico presuntivo, será estabelecer a quimioprofilaxia para o irmão de Júlio com
Lactente com 13 meses é admitido em Emergência Pediátrica com taquidispneia iniciada há 2 horas em casa. Mãe do menor nega a ocorrência de febre, vômitos, diarreia, tosse ou outros sintomas. Menor passou o dia em casa, sem alterações perceptíveis, quando, no início da noite, ficou “cansado”, além de apresentar sudorese importante. Ao exame físico, estava agitado, taquidispneico 2+/4+, FR 60 ipm, SatO2 91%, FC em torno de 280 bpm, pulsos centrais finos e tempo de enchimento capilar de 4 segundos.O Pediatra pediu um ECG para a equipe de enfermagem, além de solicitar acesso venoso e instalar máscara não reinalante.
O traçado do ECG encontra-se a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Diante do exposto, torna-se imperativo que a próxima conduta do médico seja a seguinte: