Filtrar


Questões por página:
A Taxa de Mortalidade Infantil é dada pelo seguinte cálculo:
Um pré-escolar de 5 anos apresenta história de poliúria, polidipsia, e náuseas. Exame físico revela presença de desidratação além de taquidispneia. Levando-se em conta o provável diagnóstico do caso, estará ocorrendo nesta criança:
Criança de 11 meses foi atendida na emergência pediátrica com queixa de febre (temperatura axilar 38,5 °C) há dois dias. Apresentava bom estado geral, interagindo com o examinador, sem achados relevantes na anamnese e exame físico. Seu cartão vacinal estava em dia. Foi então prescrito antitérmico, família orientada com recomendação de vigilância domiciliar, e retorno em caso de sinais de gravidade ou piora. Essa conduta deve ser considerada:
Sobre o documento “Cloroquina/Hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19 em crianças e adolescentes: Parecer Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria”, analise os itens, abaixo:
I. Os sinais e sintomas da COVID-19 observados em crianças são os comuns de uma síndrome gripal, como febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos e pneumonia.
II. Há evidências de benefício no tratamento com cloroquina ou da hidroxicloroquina da COVID-19 em pacientes pediátricos com imunossupressão ou com doenças neoplásicas.
III. O efeito do uso precoce da cloroquina ou da hidroxicloroquina no tratamento de casos ambulatoriais pelo coronavírus, sem gravidade, ainda carece de dados na literatura, não havendo estudos que permitam antecipar o impacto desta intervenção no prognóstico da COVID-19.
Está correto o que se afirma em:
Em visita domiciliar puerperal, o MFC encontra o recém-nascido Thiago, de 7 dias, com a região periumbilical avermelhada, com saída de secreção purulenta. A conduta para esse caso é: