Filtrar


Questões por página:

Mãe de bebê de 4 meses de idade pergunta ao pediatra sobre a conservação do leite materno em casa, pois, devido ao encerramento de sua licença-maternidade, ela voltará a trabalhar fora, mantendo a alimentação com seu leite para o bebê.



Nesse contexto, qual resposta à mãe é correta?

Visualizar Questão Comentada

Lactente do sexo masculino, com 8 meses de idade, em aleitamento materno e alimentação complementar iniciada, é trazido para o atendimento pediátrico. A mãe tem recente diagnóstico de infecção pelo HIV e procura atendimento para a criança, pois está com medo de ter contaminado seu filho. Ela apresenta a carteirinha de pré-natal, em que as sorologias de HIV de 1º e 3º trimestre eram negativas, e mostra o resumo de alta da maternidade, em que consta teste rápido de HIV da mãe no momento do parto, que foi negativo.



Qual é a conduta correta a ser adotada nesse caso?

Lactente do sexo feminino, com 4 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo, nascida a termo e tendo nascido com 2850 gramas, comparece para consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde. Sua mãe fez pré-natal adequadamente, e o parto ocorreu sem intercorrências.



De acordo com as atuais diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, qual dose profilática de ferro elementar deve ser, nesse momento, administrada a essa criança?

Recém-nascida, com 21 dias de vida, do sexo feminino, é trazida para sua primeira consulta de rotina. Nasceu a termo, e a única intercorrência da mãe na gestação foi oligoâmnio. Durante o exame físico, o pediatra avalia as articulações do quadril da bebê, considerando a importância do rastreamento precoce para displasia de desenvolvimento do quadril (DDQ). Ao realizar as manobras específicas, o médico observa sinais que o levam a suspeitar de DDQ.



Qual das seguintes manobras e respectivos achados são associados ao diagnóstico de DDQ?

Escolar do sexo masculino, com 9 anos e meio de idade, tem história de febre baixa, mal-estar, cefaleia, bastante tosse e otalgia importante há 5 dias. Ao exame, está em bom estado geral, apresentando membranas timpânicas hiperemiadas com lesões vesiculares, com discreto exantema em tronco.



Nesse caso, a melhor opção terapêutica é