Filtrar


Questões por página:
Um adolescente de 16 anos apresenta febre, odinofagia intensa, linfadenopatia cervical e fadiga há 7 dias. Ao exame físico, observa-se hiperemia faríngea, placas esbranquiçadas nas tonsilas e esplenomegalia leve. Há suspeita clínica de mononucleose infecciosa, causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV).

Qual é a abordagem mais adequada para confirmar o diagnóstico?
Eduardo, um lactente de 2 meses, chega ao ambulatório com quadro de vômitos há 7 dias que não melhora com a medicação antiemética, com sinais de desidratação e perda de peso. A mãe informa que os vômitos têm ficado cada vez mais frequentes e que ocorrem após a alimentação, em jato com características de “leite talhado”.
A suspeita diagnóstica inicial deve ser de
A fimose é um evento considerado fisiológico em crianças com menos de 2 anos que ainda usam fraldas. Após este período, persistindo a impossibilidade de exposição da glande, o tratamento indicado é
Em relação ao aleitamento materno, em qual das alternativas está autorizado a amamentação?
Um recém-nascido prematuro de 32 semanas apresenta apneia e desconforto respiratório. A radiografia de tórax mostra infiltrado intersticial difuso. Testes confirmam infecção congênita por citomegalovírus. Qual é o principal mecanismo patogênico do envolvimento pulmonar nessa condição?