Filtrar


Questões por página:
Em relação às consultas de puericultura, assinale a alternativa correta.
Atendimento ambulatorial a uma família composta por mãe, pai e bebê, com um caso de fissura mamária na amamentação. Ao observar a mamada, você observa que a barriga do bebê está voltada para cima, a mãe está em posição desconfortável, o pescoço do bebê está um pouco torcido e seu lábio inferior está voltado para dentro. O bebê, apesar do problema, tem bom ganho de peso e está assintomático. A mãe do paciente tem 14 anos de idade, e o pai 42 anos. Qual é a melhor conduta frente a este caso?
Assinale abaixo a alternativa com a melhor opção terapêutica que pode ser usada no tratamento de otite média aguda, pneumonia comunitária e sinusite de origem bacteriana, levando em conta a faixa etária de 2 a 5 anos de idade a nível ambulatorial.
O crescimento adequado é garantia de saúde. Faz parte da saúde escolar a monitoração da estatura das crianças, pois o crescimento deficiente pode ser uma manifestação inicial de uma doença crônica subclínica. O tratamento da baixa estatura é o indicado de acordo com a doença diagnosticada. O hormônio do crescimento (GH), no Brasil, é recomendado pelo Ministério da Saúde para uso em crianças com:

I. Síndrome de Turner.
II. Deficiência de GH.
III. Insuficiência renal aguda.

Quais estão corretas?
Sobre as hérnias umbilicais, analise as assertivas abaixo sobre as orientações que podem ser fornecidas para os pais:

I. Em geral não doem. Dor abdominal não costuma ser justificada pela presença de uma hérnia umbilical.
II. Hérnias umbilicais fazem parte do processo e do amadurecimento fisiológico da criança. Mais de 90% delas corrigem-se espontaneamente até os 3 anos de idade.
III. O uso de instrumentos de compressão local acelera a correção e não está contraindicado.

Quais estão corretas?