Filtrar


Questões por página:
Menino de seis anos de idade, previamente hígido, tem febre não termometrada, cefaleia e mialgia há seis dias. Hoje acordou “todo empolado” e com prurido difuso. Não tem vômitos, diarreia nem sangramento espontâneo. Seu irmão mais velho foi diagnosticado com dengue há 10 dias e está evoluindo bem. Ao exame tem TAX = 37,6 ºC (fez uso de dipirona há duas horas), estado geral bom, está orientado, corado, anictérico e acianótico. Tem exantema maculopapular em pescoço, tronco, mãos e pernas. FC = 89 bpm, PA normal para a idade (sentado e em pé), FR = 12 irpm, MVF, sem RA, abdome livre e indolor. Prova do laço negativa.
Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre a abordagem desse paciente.

Sobre a puberdade, que é marcada por modificações biológicas que transformam o corpo infantil em adulto, a partir do crescimento físico, maturação sexual, desenvolvimento da capacidade reprodutora e mudanças na composição corporal, analise as afirmativas a seguir.


I. A puberdade tem duração de 2 a 4 anos, em média. Nas meninas ocorre, primeiramente, o aumento das mamas, seguido do surgimento de pelos pubianos. Já nos meninos é mais significativa a alteração da voz inicialmente, e posterior aumento de pelos pubianos.

II. O atraso puberal ocorre quando nas meninas há ausência de telarca após os 13 anos ou da menarca após os 16 anos.

III. A primeira ejaculação, espermarca, ocorre quando o volume testicular está em torno de 10 a 12 mL, em média.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

“Durante avaliação neonatal, logo após o parto, é constatado que o recém-nascido apresenta mãe com as seguintes sorologias: HBsAg positiva, HBeAg negativa e anti HBe positiva.” A melhor conduta a ser adotada em relação à criança é administrar
“RHT, oito meses, apresenta febre intermitente há uma semana, baixo ganho de peso, baixa estatura para a idade, hepato e esplenomegalia, linfadenopatia cervical bilateral e aumento de parótidas. História pregressa de três episódios de otite média aguda no período de seis meses, tratados com amoxicilina e clavulanato. Mãe relata que não realizou pré-natal da gestação.” Diante do caso clínico, assinale a principal hipótese diagnóstica a ser investigada.
“Lactente,15 meses, é encaminhado ao especialista com relato de crises convulsivas de difícil controle e microcefalia. O laudo da tomografia computadorizada de encéfalo exemplificou calcificações periventriculares e confirmou microcefalia.” Diante do caso exposto, assinale o agente etiológico mais provável das alterações.