Filtrar


Questões por página:

Uma criança de 2 anos de idade é trazida ao serviço de urgência arresponsiva e sem drive respiratório. A criança está sendo reanimada pela equipe do SAMU com compressões na freqüência de 100/min e em ventilação coordenada na relação de 15:2. Você detecta ausência de pulso e o monitor cardíaco revela o seguinte traçado (abaixo). Há um desfibrilador disponível na sala e a mãe informa que o peso aproximado da criança é de 15kg, assinale alternativa que apresenta qual das seguintes condutas é a correta.


Imagem associada para resolução da questão

A cetoacidose diabética (CAD) é a principal causa de morbimortalidade em pacientes pediátricos com diabetes mellitus tipo I. Os objetivos do tratamento da CAD incluem a restauração do equilíbrio eletrolítico, metabólico e a prevenção de complicações, especialmente o edema cerebral e a hipocalcemia. Analise as afirmativas abaixo.


I. Os critérios diagnósticos de CAD incluem hiperglicemia (glicemia > 200mg/dL), pH < 7,30 e/ou bicarbonato < 15mEq/dL associado a glicosúria, cetonemia e cetonúria.

II. O edema cerebral é uma das complicações mais temidas relacionadas à CAD assim como a hipocalemia.

III. A causa infecciosa não está relacionada com descompensação da doença de base e evolução para CAD.

IV. Na suspeita de edema cerebral, a realização de exame de imagem, não deve atrasar o início do tratamento.


Assinale a alternativa correta.

O Ministério da Saúde alerta para prevenção de bronquiolite e pneumonia em crianças. Assinale a alternativa CORRETA:
Em uma criança em tratamento de enurese, que apresenta convulsões após início de desmopressina, deve-se corrigir o seguinte distúrbio hidroeletrolítico:
No atendimento de uma criança com baixa estatura, cujo cálculo da velocidade de crescimento está normal, altura projetada abaixo do esperado e idade óssea normal, deve-se pensar no seguinte diagnóstico: