Filtrar


Questões por página:

Recém-nascido (RN), com 20 dias de vida, parto normal a termo, com peso de nascimento adequado para a idade gestacional e bom desenvolvimento pondero-estatural até o momento, alimentado exclusivamente no seio materno, inicia icterícia há 5 dias. No exame físico, observa-se fígado de consistência firme a 2,5 cm do rebordo costal direito e baço impalpável. Exames laboratoriais: bilirrubina total 6,5 mg% e bilirrubina conjugada de 3,5 mg%.

A conduta mais adequada é

Criança de 4 anos, sexo masculino, com constipação desde as primeiras semanas de vida, queixa- se frequentemente de dor abdominal. Segundo a mãe, não apresenta encoprese. No exame físico, nota-se distensão abdominal importante, massa palpável no quadrante inferior esquerdo de consistência endurecida e peso e altura abaixo dos limites normais para a idade.

Considerando a principal hipótese diagnóstica, encontraremos ao exame físico e à investigação complementar, respectivamente:

Criança de 4 anos engoliu, há 1 hora, uma bateria de um brinquedo.

A melhor opção é
A trombose da veia porta, em recém-nascidos, é causada, principalmente, por
Paciente do sexo masculino, nascido de parto normal, com 4 horas de vida, apresenta quadro de dificuldade respiratória progressiva. O Rx de tórax feito no início do quadro mostra desvio de mediastino, com hipertransparência de hemitórax direito e vasos pulmonares visíveis até a periferia do pulmão. No acompanhamento pré-natal, o ultrassom não mostrou nenhuma alteração fetal digna de nota.
Com 8 horas de vida, o mesmo foi intubado e recebeu suporte ventilatóro. A tomografia de tórax mostrou piora do desvio de mediastino e insuflação do lobo superior direito, que ocupa grande parte do hemitórax, produzindo compressão e atelectasia dos demais lobos.

Diante do apresentado e do fato de ter-se observado piora significativa do quadro e da dificuldade progressiva de ventilação, mesmo com elevação da pressão de ventilação, a melhor conduta é