Filtrar


Questões por página:

De acordo com ANDROVANDI et al (2007): “O exame para verificação da responsabilidade penal, no Brasil, é realizado por peritos médicos psiquiatras e o psicodiagnóstico forense, quando solicitado, é complementar à perícia. O psicodiagnóstico, na perícia forense, inclui ainda o estudo dos autos processuais, a entrevista psicológica, a aplicação de testes psicológicos, o estudo dos quesitos e das hipóteses diagnósticas médico-legais.”


Os autores, do texto acima, chegaram a algumas conclusões. Analise as afirmações abaixo, atribuindo valores de Verdadeiras (V) ou Falsas (F).


( ) A técnica de observação é vista como uma avaliação complementar pericial.

( ) A simulação e a dissimulação são muito mais frequentes em pacientes não vinculados à Justiça.

( ) Os testes psicológicos são capazes de fornecer subsídios para o desenvolvimento de uma avaliação forense, mesmo que utilizados isoladamente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

O tema Guarda faz parte do cotidiano do psicólogo jurídico. Como afirma SHINE (2008): “(...) em casos de disputa de guarda em Vara de Família, recorre-se ao perito psicólogo no intuito de buscar uma resposta a questões – problemas de origem e natureza psicológicas, mas cujo objetivo final é definir o guardião legal da criança.” (p.2).

Neste sentido, o autor apresenta o psicólogo atuando como perito.


Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao papel do psicólogo, como perito, de acordo com SHINE:

Perícia, palavra que advém do latim e tem como significado habilidade, destreza, e que, dessa forma, deve ser praticada por um profissional experiente e especializado. Sendo assim, é CORRETO afirmar sobre o trabalho pericial do psicólogo no Poder Judiciário que
No contexto forense, o psicólogo encontrará a problemática da violência física, contra crianças e adolescentes, que é considerada como a forma de violência mais evidente, por causar danos físicos que são visíveis e mais facilmente percebidos e identificados em exames médicos e clínicos. As consequências deste tipo de abuso podem estar associadas
A atuação do psicólogo forense possibilita a promoção do seu conhecimento no meio jurídico, auxiliando na terapêutica e abordagem de casos judiciais, e subsidiando decisões realizadas por juízes, como exemplo esclarecer a presença de indícios da existência de alienação parental por uma das partes do caso em tela. Dessa forma, o psicólogo perito tem a possibilidade de: