Filtrar


Questões por página:

Considerando que todo exame pericial precisa ser documentado corretamente, relacione as partes constituintes do relatório às suas respectivas definições.


1. Preâmbulo

2. Descrição

3. Histórico

4. Conclusão

5. Discussão

6. Resposta aos quesitos


( ) Também chamado de Comemorativo, consiste em um relato sucinto, porém completo, do fato justificador da perícia.

( ) Contém o local, a data e hora da perícia, além da autoridade requisitante, os peritos designados, a identificação da pessoa periciada, o exame realizado e os quesitos a serem respondidos.

( ) Parte destinada ao debate, a confrontação de hipóteses e as possíveis controvérsias do caso pericial em tela.

( ) Consiste na parte mais importante do relatório, devendo conter todos os detalhes, os achados objetivos e subjetivos dos exames realizados.

( ) Posição final procurada pela autoridade solicitante, consiste na ilação da análise dos dados descritos e discutidos.

( ) Permite a formação de juízos de valor, tanto pelo magistrado quanto pelas partes.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Acerca das asfixias tóxicas e mecânicas por mecanismo de sufocação e de aspiração de líquidos, assinale a afirmativa correta.

Em uma perícia traumatológica de vítima de agressão por socos e pontapés há 24 horas, o odontolegista constata:


I. ausência do elemento 11 (incisivo central superior direito) com alvéolo e rebordo alveolar cicatrizados;

II. fratura coronária, envolvendo esmalte e dentina, com perda do ângulo mésio-incisal do elemento 21 (incisivo central superior esquerdo) e bordos cortantes; e

III. lesão cavitada de cor acastanhada na face mesial do elemento 12 (incisivo lateral superior direito).


Nessa situação hipotética, é correto afirmar que

Na elaboração de laudos de exames de corpo de delito que versem sobre crimes contra a pessoa, é crucial que o profissional seja minucioso na descrição do que apurou e que tenha pleno conhecimento das previsões legais sobre o crime a ser esclarecido”.

(Gilberto Paiva de Carvalho, In: Daruge et al. (2016).


Em relação às lesões corporais, assinale a afirmativa correta.

Cerca de 80% das perícias traumatológicas realizadas nos institutos oficiais de perícia são decorrentes de violência por instrumentos contundentes. Diante da importância do estudo desses agentes, relacione as lesões produzidas por eles às suas respectivas definições.


1. Rubefação

2. Hematoma

3. Equimose

4. Escoriação

5. Bossa


( ) Coleção sanguínea, localizada, formada pelo rompimento de vasos de grande ou médio calibre. Além de superficial, pode acontecer em profundidade, em massa de órgãos ou em espaços teciduais (retroperitônio, mediastino).

( ) Ocasionado pela vasodilatação no local da transferência de energia mecânica, guardando a assinatura do instrumento, porém de duração efêmera.

( ) Produzida pelo acúmulo de líquido linfático ou de sangue, quando a região do corpo atingida apresenta um plano subjacente resistente e impermeável.

( ) Sufusão hemorrágica difusa decorrente da infiltração tecidual de sangue extravasado pelo rompimento de vasos.

( ) Resultante da ação tangencial do instrumento que ocasiona o arrancamento da epiderme. Sua forma pode indicar o instrumento que a produziu.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.