Filtrar


Questões por página:
No exercício diário da função do perito médico-legista, o conhecimento de criminologia auxilia na interpretação das evidências encontradas no corpo e em sua integração com as informações obtidas pela criminalística no local do crime. Acerca desse tema e de assuntos correlacionados, assinale a opção correta.

Os exames de periciandos que tenham sofrido ofensa à integridade corporal ou à saúde constitui rotina diária nos IML. Considerando a temática e assuntos correlacionados, assinale a opção correta.

Considerando que o diagnóstico do nascimento com vida é realizado através da comprovação da respiração pelas docimasias e pelas provas ocasionais, assinale a opção correta.
Texto 3A3-I
A caracterização do infanticídio constitui um dos maiores desafios da prática médico-legal, em virtude da complexidade e das inúmeras dificuldades de tipificar o crime. Não por outro motivo, essa perícia foi chamada de crucis peritorum – a cruz dos peritos. O exame pericial deve ser orientado na busca dos elementos constituintes do delito a fim de caracterizar: o diagnóstico do tempo de vida, o diagnóstico do nascimento com vida, o diagnóstico do mecanismo de morte, o diagnóstico do estado puerperal e o diagnóstico de puerpério ou do parto recente ou antigo da autora.
De acordo com as informações do texto 3A3-I, e considerando que o diagnóstico do tempo de vida é realizado mediante o estado do feto, assinale a opção correta.

“Um dos sinais mais importantes é a máscara equimótica da face, também conhecida como congestão cefalocervical ou máscara equimótica de Morestin, produzida pelo refluxo sanguíneo da veia cava superior em face da compressão torácica. Os pulmões mostram-se distendidos (sinal de Valentin), congestos, com sufusões hemorrágicas subpleurais. O fígado é congesto e o sangue do coração, escuro e fluído”.

Genival Veloso de França. Medicina Legal,11.ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2021.


Considerando-se as informações apresentadas, é correto afirmar que o autor refere-se às lesões anatomopatológicas de