Filtrar


Questões por página:
Um paciente apresenta uma inflamação limitada aos tecidos moles, afetando apenas a porção tecidual que circunda os dentes (difusa). Sabe-se que a patologia citada ocorre devido à falta de higienização bucal adequada, que leva ao acúmulo de placa dental, fato que afeta a microbiota oral. O prognóstico é favorável, caso medidas simples sejam adotadas, como visita periódica ao dentista e higiene bucal correta. O quadro descrito descreve um caso de:
O tratamento do abscesso agudo visa a aliviar sintomas, controlar a infecção e estabelecer drenagem.Antes do tratamento, são revisados o histórico médico e dentário e as condições sistêmicas do paciente. Caso seja necessário o uso de antibiótico sistêmico, o de primeira escolha em pacientes alérgicos a penicilina é:
O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico comum, caracterizado pela presença de hiperglicemia crônica, causada pela deficiência na secreção ou na ação da insulina. Isso pode levar a diversas repercussões multiviscerais e afetar o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Uma das manifestações orais esperada em pacientes diabéticos descontrolados é a:
Caracteriza-se por dilatação dos vasos sanguíneos, permeabilidade vascular com exsudato plasmático rico em neutrófilos e migração de leucócitos provenientes dos vasos sanguíneos para o meio intersticial da região afetada. O edema exsudativo inflamatório formado aumenta a pressão hidrostática tecidual, comprimindo as fibras nervosas sensoriais, que respondem com dor intensa e espontânea. Os sinais e os sintomas clínicos são dor espontânea intensa e localizada. Comumente o paciente relata sensação de “dente crescido” e ligeira mobilidade dental. O teste de percussão vertical aumenta a pressão na região apical, exacerbando a sensação dolorosa. A pressão da região periapical e a sensação dolorosa podem também ser desencadeadas com a oclusão dos dentes durante a mastigação.
(Souza-Neto,2022.)
Considerando as informações, qual é a patologia periapical descrita?
A classificação das doenças periodontais elaborada pela Federação Europeia de Periodontia e Academia Americana de Periodontia (2017) divide a gengivite em alguns tipos. São consideradas características da gengivite em periodonto reduzido em paciente estável, EXCETO: