Filtrar


Questões por página:
Acerca de doenças gengivais, incluídas na atual classificação das doenças periodontais, julgue os itens que se seguem.

A prevalência e a gravidade da gengivite associada a gravidez aumentam durante o segundo e terceiro trimestres de gestação.
Em muitos casos, o tratamento de bolsas periodontais na superfície distal de molares é complicado pela presença de tecidos hiperplásicos na tuberosidade ou por um espaço retromolar proeminente. Se um defeito ósseo angular distal também estiver presente, o acesso cirúrgico mais indicado para o tratamento da bolsa periodontal nesse local é:
A resposta do hospedeiro à formação de biofilme sobre implantes dentários inclui uma série de reações inflamatórias que ocorrem inicialmente no tecido mole, mas que podem posteriormente progredir e levar à destruição do tecido ósseo de suporte. Mucosite peri-implantar é um termo utilizado para descrever ações inflamatórias reversíveis na mucosa adjacente a um implante. Sobre essa condição, é correto afirmar que:
O objetivo final dos procedimentos cirúrgicos mucogengivais é a criação ou o alargamento da gengiva inserida ao redor de dentes e implantes. Para melhorar a estética, o objetivo é a cobertura da superfície radicular desnuda. A porção vestibular dos caninos superiores pode apresentar recessão extensa, e, em um indivíduo com uma linha de sorriso alta, essa recessão pode criar um defeito estético. O aumento da gengiva inserida queratinizada pode ser alcançado por diversas técnicas cirúrgicas, dentre elas:
O novo paradigma sobre a etiologia das doenças periodontais indica que micro-organismos são responsáveis pela periodontite, mas que a extensão e a gravidade da doença dependem de como o hospedeiro responde à virulência da carga microbiana. Com relação à susceptibilidade dessa doença na população, é correto afirmar que: