Filtrar


Questões por página:
Infecção e inflamação bucal são fatores de risco para outras doenças que acometem o corpo humano. Infecção focal é um termo falho, visto que as células mobilizadas para atenderem a essa desordem são sistêmicas. A desordem imunoinflamatória oral que se inicia com o acúmulo de biofilme na margem gengival, podendo levar à reabsorção óssea e à perda de estrutura de suporte dental parcial ou total, e que possui inter-relação com diabetes mellitus, é denominada:
Um paciente de 50 anos de idade, do sexo masculino, chega à unidade de saúde no dia e na hora agendados e, ao ser recepcionado pelo técnico em higiene dentária, relata que, dias atrás, seu dente, que possuía mobilidade previamente à consulta, acabou caindo. Ao se deparar com essa situação, o técnico sabe que o dente “caiu” devido à perda progressiva de inserção do referido elemento dental, pelo acúmulo de biofilme patogênico. A patologia odontológica que acomete esse paciente é:
As fendas orofaciais são defeitos no desenvolvimento da região bucal e maxilofacial. Distúrbios no crescimento dos processos teciduais ou em suas fusões resultam na formação de fenda palatina e fenda labial, associadas ou isoladas. Considerando os fatores ambientais, é notado o aumento do risco de acometimento das fendas em crianças cujas mães possuem:
O diabetes mellitos (DM) e a doença periodontal (DP) se intercorrelacionam. No que diz respeito à ligação dessas duas patologias, é de responsabilidade do cirurgião-dentista:
Tecido gengival vermelho e esponjoso e leve sangramento à sondagem, com presença de placa bacteriana aderida à superfície dental, sem perda óssea ao exame radiográfico, é considerado gengivite. O tipo de gengivite que envolve as margens gengivais relacionadas com todos os dentes, em que papilas interdentais também são afetadas, denomina-se: