Filtrar


Questões por página:
Com relação às rochas sedimentares, analise as afirmativas a seguir.
I. Depósitos detríticos ou clásticos são formados pela desagregação intempérica de materiais que podem ter tamanho argila até matacões. II. Arenito, siltito e ardósia são exemplos de rochas sedimentares. III. O grau de arredondamento e a esfericidadade de uma partícula são controlados pelo tipo de transporte e agente de deposição, ou seja, a mineralogia e estrutura interna do mineral não influencia na silhueta dos grãos. IV. A estratificação ou acamamento é a estrutura sedimentar primária típica formada pela superposição das camadas depositadas.
Está correto o que se afirma em
Gradiente geotérmico é
Com relação aos processos metamórficos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. As principais fontes de calor na litosfera são: calor do residual do manto e núcleo; fluxo de calor do manto para a base da crosta (convecção + condução); calor gerado por decaimento radioativo; calor fornecido por intrusões magmáticas e fluídos hidrotermais (fluido aquoso quentes combinado com outras fases fluidas). II. Os principais fatores que controlam o metamorfismo são temperatura, pressão, presença de fluidos, tempo e natureza do protólito. III. A pressão dirigida (confinante), não apresenta direção preferencial; é decorrente do peso da coluna de rochas suprajacente; atua semelhante à pressão hidrostática. IV. A pressão litostática (tensão ou esforço) é causada por esforços tectônicos; promove a deformação nas rochas e orientação de minerais segundo direção perpendicular à de máxima pressão; atua de forma vetorial.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação às rochas ígneas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As rochas ígneas formadas em diferentes ambientes tectônicos apresentam composição química e mineralógica semelhantes. ( ) Segundo a série de cristalização de Bowen, a olivina cristaliza-se a uma temperatura mais alta que o anfibólio. ( ) Segundo a série de cristalização de Bowen, o piroxênio cristaliza-se a uma temperatura mais alta que a biotita. ( ) Os plagioclásios constituem uma série completa de solução sólida, desde a albita, NaAlSi3O8, até a anortita, CaAl2Si2O8 .
As afirmativas são, respectivamente,
No Século XIX, o engenheiro Henry Darcy (1803-1858) revolucionou a hidrogeologia obtendo avanços na movimentação da água subterrânea.
Compreender a direção e a velocidade de fluxo das águas subterrâneas são fundamentais para o entendimento do modelo hidrogeológico de uma área, para o gerenciamento de áreas contaminadas e para a gestão das águas subterrâneas.
O perfil geológico esquemático apresentado a seguir contém 2 (duas) camadas de rocha com características geológicas e hidráulicas distintas, e 4 (quatro) poços tubulares com identificação da posição dos filtros (linhas brancas no poço).
51_1.png (387×136) A tabela a seguir apresenta os dados da cota da “boca” do poço (em metros sobre o nível do mar), e a profundidade do nível estático dos quatro poços apresentado no perfil acima.
51_2.png (250×152)
Considere que:
• A camada A é composta predominantemente por siltito/argilito, possui condutividade hidráulica K = 0,0001 m/dia e porosidade n = 0,5. • A camada B é composta predominantemente por arenito, possui condutividade hidráulica K = 60 m/dia e porosidade n = 0,2. • A distância entre P1 e P3 é de 10m, e a distância entre P2 e P4 é de 1000m. • A velocidade de fluxo pode ser obtida pela equação v = K.i/n, sendo i o gradiente hidráulico.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O sentido de fluxo de ambas as camadas é de leste para oeste. ( ) O sentido de fluxo de ambas as camadas é de oeste para leste. ( ) Existe a possibilidade de drenança da camada A para a camada B. ( ) A velocidade de fluxo na camada A é de 0,00002m/dia, e a velocidade na camada B é 0,3m/dia.
As afirmativas são, respectivamente,