Filtrar


Questões por página:
Você deve implementar duas pilhas em um único array A[1…n] de modo que nenhuma das pilhas transborde, a menos que o número total de elementos nas duas pilhas juntas seja n. Considerando que as operações PUSH e POP sejam executadas em tempo O(1), assinale a opção cuja estratégia descrita permite essa implementação de forma eficiente.

Estruturas de dados são elementos essenciais no desenvolvimento de soluções, pois permitem dispor e manipular conjuntos de dados de modo específico, permitindo o processamento de dados adequado. Dentre as diversas estruturas de dados existentes, uma delas caracteriza-se por representar um conjunto de objetos e as relações existentes entre eles de modo abstrato, sendo definido por um conjunto de nós ou vértices, e pelas ligações ou arestas, que ligam pares de nós. Assinale a alternativa que apresenta o nome desta estrutura de dados.

Pilhas são estruturas de dados do tipo LIFO (last-in first-out), nas quais o último elemento a ser inserido será o primeiro a ser retirado. Assim, uma pilha permite acesso a apenas um item de dados: o último inserido.

O tempo de execução da operação POP (desempilhar) em uma pilha com n elementos é
As estruturas de dados pilha e fila são essenciais em muitos aspectos dos sistemas computacionais. Sobre estas duas estruturas de dados, analise as seguintes afirmativas.
I. A pilha é ocasionalmente chamada de FIFO (First-in, First-out – o primeiro a entrar é o primeiro a sair). II. A fila é uma lista LIFO (Last-in, First-out – o último a entrar é o primeiro a sair). III. O resultado de uma tentativa inválida de remover um elemento de uma fila vazia é chamado de underflow. IV. O resultado de uma tentativa inválida de desempilhar ou acessar um item de uma pilha vazia é chamado de undeflow.
Assinale a alternativa CORRETA.
Considere duas estruturas de dados do tipo pilha, denominadas A e B, com as sequências de valores (11,33,22) e (44,22,11) respectivamente, em que o elemento mais à direita de cada sequência refere-se ao topo da pilha. Sejam as operações: (i) desempilha(P), que remove um elemento da pilha P e retorna esse elemento; (ii) empilha(P, E), que insere o elemento E na pilha P; e (iii) topo(P), que retorna o elemento que está no topo da pilha P. Após executar a expressão “empilha(B, desempilha(A) + desempilha(A) - desempilha(B) + topo(B))”, a sequência de elementos de B será: