Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Nos desenhos de projeto, além dos materiais, devem ser indicados dados relativos às ações adotadas e aos esforços solicitantes de cálculo a serem resistidos por barras e ligações, quando necessários para a preparação adequada dos desenhos de fabricação.

II. A armadura complementar é a armadura adicionada na obra, quando dimensionada e disposta de acordo com o projeto da laje. Nesse contexto, a armadura de distribuição é aquela posicionada na capa nas direções transversal e longitudinal, quando necessário, para a distribuição das tensões oriundas de cargas concentradas e para o controle da fissuração.

III. No contexto do concreto estrutural, a armadura ativa (de protensão) é constituída por barra, fios isolados ou cordoalhas, e destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A carga acidental é a carga distribuída ou concentrada sob a laje, conforme definido na NBR 1620, ou outras normas específicas aplicáveis à utilização da estrutura. Os valores de carga acidental devem ser conhecidos para que o dimensionamento das colunas protetivas seja adequado às necessidades da estrutura.

II. O concreto com armadura ativa pós-tracionada (protensão com aderência posterior) é o concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após o endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, criando posteriormente aderência com o concreto de modo permanente, através da injeção das bainhas.

III. No projeto de edifícios industriais, devem ser apresentados nos desenhos de projeto ou memorial de cálculo o esquema de localização das ações decorrentes dos equipamentos mais importantes que serão suportados pela estrutura, os valores dessas ações e, eventualmente, os dados para a consideração de efeitos dinâmicos.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O desempenho em serviço consiste na capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização, apresentando danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada. Esse conceito é fundamental para a avaliação das condições estruturais de um empreendimento concluído há mais de dez anos.

II. A lixiviação é um dos mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto. Esse mecanismo atua por ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que reforçam e reconstituem os compostos hidratados da pasta de cimento.

III. O termo “projeto” designa o conjunto de cálculos, de desenhos, de especificações de fabricação e de montagem de uma estrutura de alvenaria, não sendo utilizado esse termo para outros tipos de estruturas.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Concreto estrutural é o termo que se refere ao espectro completo das aplicações do concreto como material estrutural. Por exemplo, o concreto utilizado para a confecção de peças artísticas, de decoração, de revestimento e até mesmo aquele utilizado em pisos de estacionamentos.

II. A durabilidade consiste na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto.

III. Um dos mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto são as reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A elaboração dos projetos, além de observar as características e condições do local de execução dos serviços ou obra e seu impacto ambiental, tem de considerar também a possibilidade de emprego de mão de obra, de materiais, de tecnologia e de matérias-primas existentes no local para execução, de modo a diminuir os custos de transporte. É relevante considerar, ainda, a facilidade e a economia na execução, na conservação e na operação, sem prejuízo da durabilidade da obra ou serviço.

II. A importância da obtenção da licença prévia após a licitação reside na certeza de que, ainda que o projeto básico seja concluído com a devida licença, o órgão ambiental, quando finalmente consultado, irá manifestar-se pela inviabilidade ambiental da obra.

III. A contratação de um fornecedor para a execução de uma obra pública é um processo que deve possuir os requisitos estabelecidos pela Lei das Licitações, sendo dispensáveis quaisquer estudos técnicos preliminares que assegurem a viabilidade técnica ou o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento.


Marque a alternativa CORRETA: