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As setas no diagrama da figura II indicam o sentido inverso do fluxo temporal de definição dos indicadores de planejamento e o sentido direto do fluxo temporal de agregação da coleta de dados de monitoramento.
Segundo Michael Porter, liderança em custo ou diferenciação são as duas formas de vantagem competitiva que podem ser obtidas a partir da análise criteriosa de sua cadeia de valor. Esta cadeia é constituída de todas as atividades relevantes para criação de valor para o cliente, portanto a organização deve desempenhar estas atividades empregando menos recursos ou de forma diferenciada. Neste contexto, as estratégias, chamadas genéricas, que uma empresa pode adotar e que, para cada uma delas difere o nível de utilização de sistemas de informação estratégicos para a vantagem competitiva, são:

I. Produção de mais baixo custo, apropriada para produtos padronizados, onde a tônica é produzir a um custo abaixo dos concorrentes.

II. Produção de um produto específico, cuja diferenciação pode ser estabelecida pela qualidade, por um design especial ou por serviços agregados que melhorem o valor agregado.

III. Produção direcionada a um mercado específico, quer seja por razões geográficas, quer seja por necessidade específica.

Está correto o que se afirma em
Em relação à terceirização de serviços de TI, é INCORRETO afirmar que dentre os riscos associados a esse procedimento, pode-se enquadrar
Entre suas orientações, destaca-se a adequação das equipes com os processos de mudança, a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas e que os recursos sejam alocados corretamente. Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa. São afirmativas pertinentes ao
Empresas que possuem várias unidades de negócio devem decidir sobre o nível e tipo de infraestrutura mais adequados a cada unidade. No entanto, tal decisão é difícil de ser tomada, pois geralmente há diferenças entre as unidades. Na gestão de TI, há um método que reúne executivos, gerentes de unidades e de TI em sessões de planejamento, de forma a poder determinar os investimentos mais adequados na infraestrutura mencionada. Esse método é de