Filtrar


Questões por página:
O avanço científico na área das políticas sociais deve muito às aportações da área do planejamento social. E o Serviço Social vem participando desse processo ativamente desde a década de 1970. Dentre as etapas listadas abaixo assinale aquela que corresponde a seguinte descrição: Acompanha cada etapa da execução do planejamento, identificando a evolução dos indicadores qualitativos e quantitativos quanto ao alcance progressivo dos objetivos e metas.
A elaboração de projetos em Serviço Social permanece como importante e contemporâneo desafio cotidiano à intervenção profissional, devido a crescente complexidade dos cenários das políticas sociais e da crise capitalista contemporânea. Sobre esse assunto é correto afirmar que: I. Na construção de um projeto em Serviço Social o conhecimento da instituição e da demanda social são movimentos preliminares indispensáveis. II. A coloração político-partidária do governo aonde se inscreve a instituição onde se desenvolverá o projeto de trabalho profissional, deve ser objeto de profundo conhecimento, já que tal projeto necessitará adequar-se a sua direção política. III. Entre os elementos formais que constam na formulação de um projeto de trabalho profissional constam objetivos e metas, que são as finalidades do projeto e a quantificação/qualificação dos objetivos pretendidos num determinado prazo, respectivamente. IV. Dadas as dinâmicas concretas de construção de projetos de trabalho profissional nos âmbitos de instituições públicas e privadas, a participação das organizações da sociedade civil deve ocupar os espaços dos Conselhos de políticas públicas, dispensando-se consultas à sociedade civil por cada projeto isoladamente.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas. Ou, nos termos de Netto (1992 apud Iamamoto,1999), um executor terminal de políticas sociais, que atua na relação direta com a população usuária. Hoje, no entanto, o próprio mercado demanda, além de um trabalho na esfera da execução, a formulação de políticas públicas e a gestão de políticas sociais. Dessa forma, responder a tais requerimentos exige uma

O planejamento é algo inerente ao trabalho cotidiano do Assistente Social e está presente em todas as áreas de atuação desse profissional. Integram o processo de planejamento a elaboração de planos, programas e projetos. Adotando a definição de Baptista (2000, p.99 à 102), avalie as afirmativas abaixo:

I. O plano é a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões.

II. O plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidades.

III. O programa é, basicamente, um desdobramento do plano:os objetivos setoriais do plano irão constituir os objetivos gerais do programa.

IV. O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações.

Podemos inferir que:

A avaliação e o monitoramento integram parte basal do processo de planejamento e estão presentes na prática profissional do Assistente Social. Quando realizamos uma avaliação, conforme nos diz Baptista (2000, p.117- 120), podemos fazê-lo em relação a eficiência, eficácia ou efetividade, daquilo que está sendo avaliado. Assim sendo, julgue os itens abaixo considerando o disposto por Baptista (2000, p.117-120) em relação ao processo de avaliação.

I. A avaliação da eficiência tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.

II. A avaliação de eficácia está relacionada com o rendimento técnico e administrativo da ação e considera, dentre outros aspectos, os padrões de qualidade dos resultados alcançados.

III. A avaliação da efetividade diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto do planejado sobre a situação.

IV. A avaliação da efetividade permite que sejam estudados não apenas os efeitos diretos, resultantes da intervenção, mas também seus efeitos indiretos sejam eles relacionados à intencionalidade da ação, sejam eles efeitos perversos.

Apresentam correspondência ao pensamento de Baptista (2000, p.117-120) os itens: