Questões de Concurso
Filtrar
180 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 36
Questões por página:
A avaliação de projetos, programas e políticas sociais integra a prática profissional de diversos profissionais, incluindo os Assistentes Sociais. Para analisar projetos, programas e políticas sociais há indicadores que podem ser delimitados como critérios para delimitar a eficiência, eficácia e efetividade das ações. Adotando a definição de Carvalho (2001), acerca dos parâmetros para a realização de avaliação, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A efetividade de uma ação é analisada usando como referência a quantidade delimitada previamente, ou seja a ação eficiente é aquela que atende além da meta pactuada.
( ) Uma ação é considerada eficiente quanto menor for o seu custo e maior o seu benefício.
( ) A ação é considerada eficaz quando demonstra capacidade de alterar situações concretas e produzir mudanças significativas.
( ) Uma ação é eficaz quando alcança os seus objetivos, ou quando suas metas são iguais ou superiores às propostas.
( ) A efetividade de uma intervenção é mensurada com base no atendimento das reais demandas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A partir dessa situação hipotética e dos preceitos ético-políticos defendidos no código de ética profissional, assinale a opção correta, considerando o planejamento como um processo técnico-político na atuação profissional do assistente social.
As expressões da questão social se constituem em objeto de atuação do assistente social nos diversos espaços sócio-ocupacionais, o que requer a adoção, por parte do profissional, de instrumentos que as identifiquem para que sejam transformadas em respostas socioinstitucionais. Nesse sentido, o planejamento em Serviço Social, com base no projeto ético-político, deve
I. realizar o diagnóstico e prever ações que promovam o bem-estar das pessoas à margem da sociedade para o desenvolvimento social.
II. reconhecer os recursos físicos, financeiros e institucionais necessários para a viabilização das ações planejadas, o que requer a previsão de mudanças legais, institucionais e administrativas, visando à ampliação dos direitos.
III. adaptar as ações profissionais aos recursos institucionais existentes, de modo a solucionar os problemas sociais com poucos recursos.
IV. realizar um conjunto de operações complexas e interligadas de reflexão, decisão, ação e retorno da reflexão, sustentadas pelo compromisso ético-político da profissão.
É CORRETO apenas o que se afirma em
O conhecimento não é só um verniz que se sobrepõe superficialmente à prática profissional, podendo ser dispensado, mas é um meio pelo qual é possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado.
(IAMAMOTO, Marilda Vitela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação.4. ed. São Paulo: Cortez,2001)
A pesquisa avaliativa, realizada de forma a respeitar os princípios das políticas sociais, deve ser concretizada