Filtrar


Questões por página:
“A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomadas de decisões, inscritas nas relações de poder, o que caracteriza ou envolve uma função política” (BAPTISTA,2007, p.17). A partir da fala da autora assinale a alternativa CORRETA sobre as operações do planejamento:
A partir dos conceitos sobre Plano, Programa e Projeto da autora Myrian Veras Baptista (2007), relacione as colunas: I. Plano II. Programa III. Projeto
( ) É o documento que detalha, por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. Permite projeções mais detalhadas à base de coeficientes e de informações mais específicas de alcance setorial ou regional. ( ) Delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidades. Deve ser formulado de forma clara e simples, a fim de nortear os demais níveis da proposta. São sistematizados e compatibilizados objetivos e metas, procurando otimizar o uso dos recursos da organização planejadora. ( ) É o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões. Constitui-se da proposição de produção de algum bem ou serviço, com emprego de técnicas determinadas, com objetivo de obter resultados definidos em um determinado período de tempo e de acordo com um determinado limite de recursos. Assinale a alternativa CORRETA, do primeiro ao último conceito:
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.
I - Plano. II - Programa. III - Projeto.
( ) É a menor unidade do processo de planejamento. ( ) Comparado aos demais processos, é o que tem maior detalhamento das operações a serem executadas dentro do planejamento. ( ) É o mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados. ( ) É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
O assistente social tem como competência “elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais[...]”, bem como “elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos[...]”. Portanto para gerir uma política social, é necessário que haja no processo o planejamento, o monitoramento e a avaliação. Dessa forma, fazem-se necessários alguns aspectos para análise e avaliação das políticas sociais que são determinadas pelas referências teóricas adotadas e pela intencionalidade profissional. É possível sinalizar alguns aspectos que constituem elementos empíricos de análise, numa perspectiva do projeto ético político do Serviço Social inspirado nos princípios fundamentais do Código de Ética de 1993, são eles:
O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores. Os (as) assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas. Desse modo podemos afirmar que os (as) assistentes sociais realizam nos espaços ocupacionais:
I. assessorias, consultorias e supervisão técnica; subsídio na formulação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais. II. instrução de processos sociais, sentenças e decisões, especialmente no campo sociojurídico; estudos socioeconômicos e orientação social a indivíduos, grupos e famílias, predominantemente das classes subalternas. III. a mobilização social dos segmentos e práticas educativas. IV. formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atuação técnica, além de execução de função de magistério, direção e supervisão acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA.