Filtrar


Questões por página:
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais por meio da pesquisa de diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. Os métodos quantitativos são aqueles nos quais se faz a contagem dos ovos, permitindo, assim, avaliar a intensidade do parasitismo. Dentre eles, podemos mencionar o método:

“Um parasita do intestino chamado Enterobius vermicularis é o responsável pela infecção conhecida por enterobiose. O tratamento dos doentes é feito com o uso de vermífugo e deve ser estendido para toda a família”.

(https://www.medicina.ufmg.br/observaped/oxiuro/)


O Enterobius vermicularis pertence ao Filo

Schistosoma mansoni é um trematódeo e parasita platelminto causador de esquistossomose em seres humanos. Sobre as fases do seu ciclo de vida, analise as afirmativas a seguir.
I. Os miracídios originam de modo assexuado larvas dotadas de cauda – as cercárias. II. A fêmea vive abrigada em um sulco no corpo do macho e ambos vivem, se alimentam e acasalam. III. Os ovos eclodem e libertam larvas denominadas miracídios. IV. As cercárias perdem a cauda e se diferenciam em vermes jovens.
Ocorrem fora do hospedeiro humano apenas as fases
Visualizar Questão Comentada
Muitos grupos de animais possuem espaços internos preenchidos por líquido, que desempenham várias funções como: o favorecimento da distribuição de substâncias pelo corpo; a absorção de choques mecânicos; e, o apoio à ação dos músculos etc. Na maioria dos animais, a cavidade corporal é totalmente revestida por tecido de origem mesodérmica – o celoma. São animais cuja cavidade interna é revestida somente por mesoderma e pelo endoderma:
Visualizar Questão Comentada

Analise as afirmativas a seguir.

I. Os vermes adultos que se desenvolvem no intestino delgado medem cerca de 1 cm e 2 cm de comprimento.

II. A larva abandona a casca do ovo e, no solo, transforma-se em uma larva infectante conhecida por filarioide.

III. A larva infectante penetra na pele dos pés descalços, passa para os vasos sanguíneos e migra para vários órgãos até alcançar o intestino delgado.

IV. Outra forma de infestação é a ingestão da larva filarioide encistada, que alcança o estado adulto no intestino delgado, sem migração.

As afirmativas anteriores descrevem parte do ciclo de vida do(a):