Filtrar


Questões por página:
Em março de 2008, ocorreram enfrentamentos violentos entre tibetanos e chineses. Acerca do confronto entre interesses da China e do Tibet, são feitas as afirmativas a seguir.

I - A China invadiu o Tibet em 1950 e o seu controle é considerado uma questão de segurança nacional, pois o governo de Pequim teme que a independência do Tibet leve ao esfacelamento do território chinês.

II - Os monges budistas tibetanos protestam publicamente em prol do retorno de seu líder espiritual máximo, o Dalai-Lama, exilado na Índia.

III - As reivindicações dos tibetanos estão, atualmente, muito mais centradas na luta por mais autonomia do que propriamente por completa independência, apesar da conhecida campanha “Free Tibet” (Tibet Livre).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

No primeiro trimestre de 2008, a política interna dos Estados Unidos chamou a atenção da opinião pública internacional devido às acirradas campanhas de pré-candidatos à Presidência da República, tais como B. Obama, H. Clinton e J.McCain.

Esses candidatos disputam a vaga presidencial num regime eleitoral

mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele tratado, julgue o item.

Infere-se do texto que uma efetiva, rigorosa e permanente ação de policiamento terrestre na fronteira do Brasil com a Bolívia eliminaria a possibilidade de uma ação criminosa como a que foi desbaratada pela operação Aracne.
mostrar texto associado
O texto menciona o impacto dos atentados contra as torres do World Trade Center, em Nova Iorque, e contra as instalações do Pentágono, em Washington, no imaginário norte-americano. Todavia, de acordo com o texto, o aniquilamento físico do líder da organização terrorista Al Qaeda conferiu ao atual governo norte-americano um ganho que não se destrói facilmente e que provavelmente repercutirá nas eleições presidenciais.
mostrar texto associado

À exceção dos Estados Unidos da América e do Canadá, os demais países do continente americano compõem a Organização dos Estados Americanos.