Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

A conturbação política, econômica e humanitária vivida na Venezuela tem sido noticiada em jornais e revistas do mundo todo.

O Jornal Estado de Minas Gerais, no dia 07 de fevereiro de 2019 afirma:

Politicamente dividida, a Venezuela, declarada em moratória parcial em novembro de 2017 por várias agencias classificadoras, afunda mais a cada semana em uma crise econômica sem precedentes.

A inflação alcançou, em 2019, surpreendentes 10.000.000%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).0 Produto Interno Bruto (PIB) caiu à metade em cinco anos, e a população sofre com a escassez de alimentos e medicamentos.

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/02/07/interna_inter nacional,1028771/economia-da-venezuela-esta-no-centro-de-guerradiplomatica.shtml. Acesso em 12 set.2019

I) O petróleo é o principal alvo das sanções econômicas adotadas pelos Estados Unidos que apoiam o presidente da Assembléia Nacional, Juan Guaidó, opositor autoprodamado presidente interino.

II) Pequim e Moscou seguiram o mesmo caminho dos Estados Unidos ao reconhecer Guaidó como presidente, e impuseram sanções a Venezuela.

IIl) A crise política e econômica provocou uma catástrofe humanitária, com cerca de 2,3 milhões de venezuelanos exilando-se desde 2015, segundo dados da ONU.

IV) Imersa numa crise politica, a Venezuela, declarou moratória parcial em novembro de 2017, o que verticalizou ainda mais a crise econômica sem precedentes naquele pais.

As afirmações abaixo são INCORRETAS:

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, pediu, durante a cúpula do G7, em Biarritz, a mobilização da comunidade internacional para preservar a Amazônia, onde os incêndios florestais estão se multiplicando. O G7 prometeu, no dia 26 e agosto de 2019, uma ajuda emergencial de milhões de dólares para enviar aviões de combate a incêndios e uma ajuda de médio prazo para o reflorestamento.
(Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/afp/2019/08/26/secretario-geral-da-onupede-maior-mobilizacao-internacional-pelaamazonia.htm. Acesso em: 26/08/2019. Com adaptações.)
São considerados países membros do G7, EXCETO:
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, prestou depoimento por cerca de sete horas ao Ministério Público na condição de testemunha, sobre o escândalo envolvendo o acordo com o Brasil para renegociação da energia de:

O perfil dos candidatos que concorreram a uma vaga no Poder Legislativo aponta para maior participação feminina e jovem. Os primeiros resultados da eleição mostram o novo perfil eleito: o país elegeu as duas primeiras deputadas federais muçulmanas, a primeira mulher indígena, além da deputada mais jovem da história.

(Estado de S.Paulo,6 nov.18. Disponível em:<https://goo.gl/RS5a8g> . Adaptado)


A notícia citada está relacionada às eleições

Em maio de 2018, os Estados Unidos fizeram a mudança de sua embaixada em Israel, que estava sediada em Tel Aviv, para outra cidade. Os palestinos promoveram protestos porque consideram a parte oriental da cidade da nova embaixada americana como capital do futuro Estado Palestino, contrariando a visão israelense que a tem como capital eterna e indivisível. O Brasil também cogita seguir o exemplo americano e mudar a sua embaixada para