Filtrar


Questões por página:
Com a morte da Rainha Elizabeth, assumiu o trono britânico o príncipe
Uma das razões para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia é a disputa por uma região ucraniana que foi anexada à Rússia sem reconhecimento internacional.
Trata-se de
As tendências unilaterais dos EUA que marcam desde o início da administração Bush, acentuando-se após os atentados de 11 de setembro (2001) representaram um teste importante para os argumentos da crise hegemônica, cujos alguns autores defendem que "a hegemonia estadunidense está em decadência ao mesmo tempo em que se encontra mais forte e consolidada do que nunca antes na história". Neste contexto, a persistência no unilateralismo poderia ser classificada altamente custosa em função dos seguintes aspectos:
I- Os EUA ao explicitar a decisão de agir preventivamente, estimula respostas defensivas de outros países, que buscam no desenvolvimento de programas de armas nucleares uma forma de dissuasão a eventuais ataques estadunidenses.
II- O atual cenário econômico e político assegura que o unilateralismo norte-americano representa o prenúncio de uma reafirmação da hegemonia norte-americana.
III- A postura imperial dos EUA facilita as alianças, justamente em um contexto de luta contra o terrorismo.
IV-Os EUA ao superestimar seu próprio poder, corre o risco de cair na armadilha em que caíram no passado outros Estados imperiais - o autofechamento, levando os demais países a buscar alternativas que descartem uma dominação estadunidense.
Estão CORRETAS apenas:
Analise as afirmativas.
I - Cada um dos países sob a rubrica BRICS é muito importante. Cada um está crescendo de maneira relevante economicamente, politicamente, estrategicamente.
ASSIM,
II - Não existe dúvida de que este é um desenvolvimento relevante na política mundial. Mas, de forma alguma o BRICS é visto como uma única entidade. Existem muitos interesses em comum, mas possuem muitas diferenças de várias formas.
Marque a alternativa CORRETA:

'Brexit' é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída) e designa a saída do Reino Unido da União Europeia - UE.

Sobre o tema, analise as afirmações abaixo marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

( ) Após três anos e meio e muitas idas e vindas, o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, corresponderá à primeira vez que um país deixa a UE desde sua criação.

( ) A relação entre Reino Unido e os demais países do bloco durou 47 anos, sendo que o Reino Unido foi um dos países fundadores da Comunidade Europeia.

( ) O Brexit fortalecerá o Reino Unido, permitindo maior reconhecimento e desenvolvimento econômico dos territórios que o compõe em especial os territórios da Escócia e Irlanda do Norte.

( ) A União Europeia é um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da UE — na época chamada de Comunidade Econômica Europeia — em 1973.

( ) A campanha pela saída do bloco transformou a questão da imigração em seu trunfo, principalmente ao englobar assuntos como identidade nacional e cultural. O argumento central era de que o Reino Unido não poderia controlar o número de pessoas entrando no país enquanto continuasse no bloco.

A sequência correta que preenche as lacunas de cima para baixo, é:

Visualizar Questão Comentada