Filtrar


Questões por página:

A emissora pública japonesa NHK emitiu um alarme falso sobre um problema nesta terça-feira (16.01), mas corrigiu o erro em alguns minutos. Não ficou claro de imediato o que causou a confusão, que acontece apenas quatro dias após outro alerta falso semelhante ter provocado pânico no Havaí. No sábado, os havaianos receberam uma mensagem nos seus celulares pedindo que se abrigassem; no entanto, tratava-se de uma falha desencadeada por um funcionário que, segundo as autoridades, havia apertado o botão errado.

(O Globo,16.01.2018. Disponível em <https://goo.gl/ovC9rm> . Acesso em: 25.02.2018. Adaptado)

 

Esses falsos alertas estão relacionados

O pleno do Congresso do Peru rejeitou, nessa quinta- -feira (21.12.17), o pedido de impeachment apresentado pela oposição contra o presidente Pedro Pablo Kuczynski.

Após uma sessão que durou mais de 13 horas, o pedido de cassação teve 79 votos a favor. Para ser aprovado, a lei estabelece que ele precisava do apoio mínimo de 87 dos 130 legisladores.

(EBC,22.12.2017. Disponível em <https://goo.gl/3P2fWg>. Acesso em: 25.02.2018. Adaptado)


Esse processo de impeachment do presidente esteve relacionado

TRECHO I

O presidente ordenou a prisão do comandante do Exército por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo. O comandante se manifestou contra uma reforma do sistema de pensões militares e uma nova lei orgânica para as Forças Armadas. A detenção conta a partir de segunda-feira (17 de setembro).

(Folha de S.Paulo,13 set.18. Disponível em: <https://goo.gl/nYDtcf>. Adaptado)

TRECHO II

O Exército destituiu nesta semana o diretor da Escola Militar por permitir, em um ato da instituição, uma homenagem a um condenado por crimes cometidos durante a ditadura.

(Exame,16 out.18. Disponível em: <https://goo.gl/dDUrrB>. Adaptado)


Os trechos I e II abordam, respectivamente, situações vividas

As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, que ocorreram nesta terça-feira,6 de novembro, vão eleger representantes para as 435 cadeiras da Câmara e um terço do Senado, além de 36 dos 50 governadores.

(Estado de S.Paulo,6 nov.18. Disponível em: <https://goo.gl/RS5a8g>. Adaptado)

As eleições de meio de mandato marcaram o controle

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (29 de outubro) que não buscará um quinto mandato na chefia de governo em 2021 e que deixará a liderança da União dos Democratas Cristãos (CDU) no fim de 2018. “É hora de dar início a um novo capítulo”, afirmou à imprensa, na saída de uma reunião com correligionários, acrescentando que a mudança traz mais oportunidades do que riscos. “Em 2021, não voltarei a disputar a chancelaria nem uma cadeira no Parlamento. E não concorrerei mais a cargos políticos.”

(Folha de S.Paulo,29 out.18. Disponível em: <https://goo.gl/MVBW7d>. Adaptado)


Entre as razões para as afirmações de Merkel, é correto identificar