Filtrar


Questões por página:
Com certa conotação político-militar, o Prêmio Nobel da Paz de 2022 foi concedido a representantes de três países. Assinale a alternativa que apresenta o nome de tais nações:
No final de outubro de 2022, os britânicos conheceram seu novo primeiro-ministro. Filho de imigrantes indianos, será o primeiro chefe de governo a pertencer a uma minoria étnica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de tal político:
Hillary Clinton foi oficializada nesta terça-feira (26/07/16) como candidata democrata à Casa Branca. Como marco histórico será a primeira mulher a concorrer por um partido grande à Presidência dos EUA. A agora presidenciável oficial da legenda assistia à cerimônia de casa, segundo sua campanha, quando sua candidatura foi sacramentada – ela superou com facilidade a marca que precisava para ser indicada à vaga (2.382 delegados, que representam o voto popular em seus Estados).” (Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/07/1795706-hillary-clinton-e-oficializada-candidata-do-partido-democrata-acasa-branca.shtml. Adaptado.)
Embora ainda não tenha sido eleita, hoje, já não é tão surpreendente ver uma mulher vencendo eleições presidenciais, mas apenas 10% dos governos mundiais são ou foram chefiados por mulheres. Dentre esses países da América, o único que teve (ou tem) uma mulher no cargo de presidente foi:
Este confronto entre democratas e antidemocratas não tem vencedores, nem vencidos, só Cuba, nossa pátria, ganhou”, disse Fariñas em um comunicado que seus colaboradores mostraram pelo vidro da sala de terapia intensiva da cidade central de Santa Clara, onde está internado. (France Presse)
A greve de fome do opositor do regime cubano, Guilermo Fariñas, repercutiu e gerou protestos em todo o planeta, tendo como resultado:

Organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, como Human Rights Watch, lançaram apelos e realizaram manifestações para a extinção da morte de mulheres no Irã e na Nigéria por apedrejamento. Um dos fatos que mais chamou a atenção foi a condenação a essa pena de Sakineh Mohammadie Ashtiani, no Irã, considerada culpada por: