Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmações a seguir: I. A gripe se configura como uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.
II. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
III. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, fazendo parte do calendário anual de vacinação do SUS. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir: I. A vigilância da Febre Amarela no Brasil atua objetivando reduzir a incidência da Febre Amarela Silvestre, impedir a transmissão urbana e detectar oportunamente a circulação viral para orientar as medidas de controle.
II. A Febre Amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito do gênero Anopheles.
III. A Febre Amarela é uma doença de notificação compulsória imediata, todo evento suspeito, tanto a morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível, deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir: I. Muitas doenças comuns no mundo e no Brasil deixaram de ser um problema de saúde pública por conta das políticas públicas gratuitas de vacinação massiva da população.
II. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são alguns tipos de doenças muito comuns no passado e que hoje são raras, com vacinação garantida pela campanha nacional de vacinação.
III. A vacinação é o único modo de prevenir a Poliomielite, assim todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Marque a alternativa CORRETA:
O Programa Nacional de Imunização (PNI) permeia, na estrutura da Rede de Frio, três esferas administrativas, organizando-se em instâncias com fluxos de distribuição e armazenamento basicamente verticalizados, contudo, a depender de situações epidemiológicas e/ou emergenciais específicas. Com base neste contexto e sobre o transporte de imunobiológicos da instância estadual para instância regional/municipal, é correto afirmar que
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) define os calendários de vacinação, considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas. Sobre a vacina Tríplice Viral, é correto afirmar que