Filtrar


Questões por página:
Entre o final do século XIX, em especial após a “abolição” do trabalho escravo no Brasil, e a transformação da então capital federal na “Paris Tropical”, sob a presidência de Rodrigues Alves, as “picaretas” do prefeito Pereira Passos (1902 – 1906) e a égide da imposição de uma ordem capitalista no país e na cidade do Rio de Janeiro de então, as relações sociais da população brasileira sofreram profundos impactos. Destaca-se o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. Caracteriza corretamente esse contexto histórico:
As Ações Afirmativas são um conjunto de políticas públicas desenvolvidas por governos e iniciativas privadas com o intuito de rever diversas desigualdades sociais e proteger determinados grupos e minorias, que tiveram e continuam a ter seus direitos negados historicamente.
Baseando-se na política de adoção de ações afirmativas no Brasil, pode-se concluir que faz parte desse conjunto de medidas:
Em 29 de outubro de 1945, os generais que apoiaram Getúlio Vargas a promover o golpe de Estado de 1937, que inaugurou a Ditadura do Estado Novo, derrubaram-no. Um mês após sua queda, o ditador decaído defendeu a candidatura do general Eurico Gaspar Dutra que, graças ao apoio de Vargas, saiu vitorioso.


Imagem associada para resolução da questão

Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra no Parque da Gávea em 1940. Foto: acervo do CPDOC/FGV

Caracterizou esse contexto histórico que assinalou o retorno à democracia no Brasil a:
“Por isso mesmo, o ‘coronelismo’ é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece a base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.”

(LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Cia das Letras,2012, p.23.)


Como características e práticas do fenômeno do Coronelismo, que predominou durante a República Oligárquica no Brasil, pode-se destacar:

O filme Argentina 1985, lançado em 2022, é baseado em fatos reais e dirigido por Santiago Mitre, e se inspira na história dos promotores públicos Júlio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar os militares que comandaram a ditadura mais sangrenta da Argentina, no ano de 1985.
O Brasil, passados 38 anos após o fim do regime autoritário, ainda não passou sua história à limpo.
Entre os anos de 1969 e 1975, a ditadura brasileira foi “bem sucedida” quanto à tarefa de reprimir e eliminar os setores oposicionistas que optaram pela luta armada contra o regime. Contribuiu para essa vitória do regime o: