Filtrar


Questões por página:
Sobre o Brexit, podemos afirmar que, EXCETO:
Sobre a candidatura de Rodrigo Maia, a presidente da Câmara dos Deputados atente para as afirmativas a seguir:
I. A candidatura de Maia chegou a ser contestada na Justiça pelos adversários, mas uma decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que ele participasse da disputa. II. Rodrigo Maia recebe 293 votos e é reeleito presidente da Câmara dos Deputados. III. Rodrigo Maia havia sido eleito em julho de 2016 para um mandato-tampão de seis meses em substituição a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou à presidência da Câmara em julho do ano passado. IV. Como atualmente o país não tem vice presidente da República, o presidente da Câmara é o primeiro na linha de sucessão do Executivo. Maia assumirá o comando do Palácio do Planalto sempre que Temer viajar para o exterior. V. Aliado do Palácio do Planalto, o presidente reeleito da Câmara tem defendido a aprovação das principais medidas econômicas propostas por Michel Temer, como a Reforma da Previdência.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre o Brexit, podemos afirmar que, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada
A respeito dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, analise os itens a seguir:

I. A Ucrânia fazia parte da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e só se tornou independente em 1991. Isso gerou uma divisão dentro do próprio país, pois a região oeste do país busca aproximação com a União Europeia, enquanto a região leste se identifica com a Rússia, não só pela proximidade, mas também pelo histórico que possui.
II. A Crimeia era parte do território russo e possui maioria da população russa até hoje. Em 1954, Nikita Kruschev transferiu a Crimeia para a Ucrânia, num gesto simbólico.Em 1991 (com o fim da URSS), a autonomia da região foi restaurada, porém as tensões separatistas sempre existiram.
III. A Crimeia é uma região estratégica para a Rússia, pois boa parte da frota naval do país se encontra aportada no Mar Negro. Além disso, seria mais uma área de influência russa, num país que busca aproximação com o Ocidente.

Está(ão) CORRETO(S):
Visualizar Questão Comentada
O Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2024 já está no ar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na última terça (27/02/2024), a Resolução nº 23.738/2024, que estabelece os prazos do pleito deste ano.
Com base no Calendário, analise os prazos e os respectivos eventos eleitorais, entre outros, e assinale a alternativa INCORRETA:
Visualizar Questão Comentada