Filtrar


Questões por página:
O Brasil e mais 23 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) exigiram, no início de março deste ano, o cessar-fogo imediato de um conflito no qual a população civil vem sendo a principal vítima.
O conflito ao qual se refere o trecho acima envolve:
A região de Essequibo, localizada no norte do continente sul-americano, rica em recursos minerais, florestais e agrícolas, vem sendo reivindicada por um país do nosso continente, porém em desacordo com outro país da América do Sul, possuidor desse território. Essa crise política coloca em lados opostos:
Visualizar Questão Comentada
Candidato vencedor na eleição presidencial ocorrida em novembro de 2023, Javier Milei, em sua campanha, declarou o interesse de reduzir as relações de seu país com o Brasil e a China. O país que o elegeu foi:
Visualizar Questão Comentada
O eleitor brasileiro será convocado neste ano para escolher seus representantes:
Visualizar Questão Comentada

A democratização do acesso à justiça pressupõe a ampliação do conhecimento sobre direitos fundamentais e a capacitação de diferentes atores sociais, incluindo profissionais da educação que atuam na formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens. No ambiente escolar, a educação em direitos humanos constitui dimensão essencial do currículo, articulando-se a políticas públicas que visam fortalecer a consciência crítica e a participação social dos estudantes. A Escola Nacional de Acesso à Justiça (Enaju), lançada em outubro de 2025, surge como instrumento de empoderamento jurídico comunitário e de qualificação de operadores do sistema de justiça, cujos conteúdos e metodologias podem subsidiar práticas pedagógicas voltadas à educação em direitos e à cidadania nas redes de ensino. Sobre os objetivos e mecanismos da Enaju no contexto das políticas públicas de acesso à justiça e suas interfaces com a educação básica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I.A Escola Nacional de Acesso à Justiça visa democratizar o conhecimento sobre o sistema de justiça, fortalecer a cidadania e ampliar os instrumentos de acesso à justiça para populações historicamente vulnerabilizadas, promovendo intercâmbio entre operadores da justiça e comunidades, o que pode contribuir para o desenvolvimento de projetos educativos sobre direitos nas escolas.


PORQUE


II.A iniciativa representa mecanismo de empoderamento jurídico comunitário que permite às pessoas em situação de vulnerabilidade reconhecerem seus direitos e saberem onde buscar proteção, ao mesmo tempo em que capacita profissionais das instituições de justiça para melhor compreenderem as demandas comunitárias, conhecimento que pode ser compartilhado com educadores em processos formativos interdisciplinares.



A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: