Filtrar


Questões por página:
Conforme a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/ 2017) a Equipe de Saúde da Família (eSF) é composta no mínimo por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). O número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local.
Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, é recomendado uma cobertura da população de .............. com número máximo de ............... pessoas por ACS.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Sobre a Estratégia de Saúde da Família e os tipos de equipe previstos na Política Nacional de Atenção Básica, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que indica corretamente a denominação da política que busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Também estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, uma das diretrizes da atenção básica consiste em reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como a programação dos serviços de saúde, partam das necessidades de saúde das pessoas.
Qual é essa diretriz?
Assinale corretamente uma prática recomendada para promover a atenção à saúde da mulher.