Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Saúde Mental do Brasil foi criada para garantir o cuidado integral e humanizado das pessoas com transtornos mentais. Essa política envolve uma rede de serviços que vai desde a atenção básica até unidades especializadas, garantindo acesso universal e equitativo ao tratamento. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A Política Nacional de Saúde Mental promove a substituição do modelo hospitalocêntrico por uma rede de atenção psicossocial, visando à inclusão social das pessoas com transtornos mentais.

(__)Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são um dos principais instrumentos da política, atuando no cuidado e reabilitação de pessoas com transtornos mentais, sem a necessidade de internação prolongada.

(__)A política permite a internação compulsória como medida principal de tratamento para pessoas com transtornos mentais, sem necessidade de avaliação da equipe de saúde.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Visualizar Questão Comentada
Um município ampliou suas competências na gestão da atenção básica e passou a investir recursos próprios para expandir as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Essa iniciativa corresponde à aplicação do princípio organizativo do SUS denominado
Visualizar Questão Comentada
Um hospital público de referência em atendimentos de média e alta complexidade enfrenta um problema crônico de longas filas para a realização de cirurgias eletivas. Paralelamente, uma operadora de plano de saúde que atende parte dessa mesma população apresenta leitos ociosos e um reduzido volume de procedimentos similares. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao analisar o cenário, também identificou diferenças significativas nos critérios de autorização de procedimentos entre os dois sistemas, o que tem contribuído para ineficiências e desigualdades no acesso.
Considerando os princípios de regulação e auditoria em saúde, assinale a alternativa que representa a medida mais apropriada para promover a integração entre os sistemas público e suplementar, com vistas à otimização de recursos e à redução das filas, sem prejuízo da qualidade da atenção.
Durante a análise mensal dos atendimentos ambulatoriais em um serviço de saúde universitário, o médico auditor identifica um aumento expressivo na solicitação de exames laboratoriais para casos de baixa complexidade (exemplos: cefaleia leve, fadiga sem sinais de alerta), sem alinhamento com protocolos clínicos e com impacto significativo nos custos do setor.
Considerando as atribuições do médico em Saúde Coletiva e os princípios de gestão de custos, a conduta mais adequada é
A atenção básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), sendo uma delas coordenar o cuidado, o que significa