Filtrar


Questões por página:
Sobre as regras de composição e funcionamento das equipes de Saúde da Família (eSF) e de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR), é correto afirmar:
O Plano Municipal de Saúde (PMS) de Joaçaba para o quadriênio 2022-2025 é o instrumento central de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera municipal.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Santa Catarina é um estado que se destaca no Brasil pela doação de órgãos. Comparando com outros estados brasileiros, Santa Catarina, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no primeiro semestre de 2025, alcançou a:
A Atenção Básica (AB) é reconhecida como a "porta de entrada" preferencial do Sistema Único de Saúde e o centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Sua estruturação baseia-se na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que define suas diretrizes, fundamentos e atribuições essenciais para a coordenação do cuidado e ordenação da rede.
Analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ser o contato preferencial dos usuários, orientando-se pelos princípios da universalidade, acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade.
II. Atua principalmente com ações de recuperação e reabilitação, sendo as ações de promoção e prevenção de saúde de responsabilidade exclusiva da Vigilância em Saúde.
III. Tem como uma de suas funções a ordenação da Rede de Atenção à Saúde, sendo responsável por organizar e coordenar o fluxo dos usuários nos diferentes pontos de atenção.

Está CORRETO o que se afirma em:
A história da saúde pública no Brasil é marcada pela transição de diferentes modelos de atenção, que refletem as concepções de saúde e doença vigentes em cada época, culminando na proposta do SUS.
Sobre os modelos de atenção em saúde pública, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O modelo campanhista, predominante no início do século XX, focava na assistência individualizada e hospitalocêntrica, sendo a base para a criação do INAMPS.
(__) O SUS (Sistema Único de Saúde) adota integralmente o modelo assistencial privatista, priorizando a compra de serviços privados em detrimento da rede pública.
(__) A transição demográfica e epidemiológica, com o aumento de doenças crônicas, tornou o modelo campanhista (focado em doenças agudas) o mais adequado para a realidade atual.
(__) O modelo campanhista caracterizou-se por intervenções verticais, centralizadas e focadas no combate a epidemias e endemias específicas, como a febre amarela e a varíola, muitas vezes de forma autoritária.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: