Filtrar


Questões por página:
No atendimento à população, o processo pelo qual se utilizam critérios clínicos, sociais, econômicos, familiares e outros, com base em diretrizes clínicas, para identificar subgrupos de acordo com a complexidade da condição crônica de saúde, com o objetivo de diferenciar o cuidado clínico e os fluxos que cada usuário deve seguir na Rede de Atenção à Saúde para um cuidado integral é denominado de:
A Portaria nº 2.048/2009 aponta que a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS – PARTICIPASUS está disponível no portal do Ministério da Saúde, www.saude.gov.br, mais especificamente na área da Secretaria de:
A Saúde Pública consiste no conjunto de ações e políticas implementadas pelo Estado com o objetivo de promover e assegurar o bem-estar físico, mental e social da população. No que diz respeito a Saúde Pública, registre (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__)A saúde pública consiste em um direito social garantido pela Constituição Federal.
(__)A responsabilidade pela saúde pública no Brasil é exclusiva da União, sem participação dos Estados ou municípios.
(__)A Saúde pública não está relacionada com os determinantes sociais que influenciam a saúde das pessoas.

A sequência correta é.
O Programa Saúde da Família (PSF), atualmente conhecido como Estratégia Saúde da Família (ESF), é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

Sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF), analise a afirmativa abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas correspondentes.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo inovador que coloca a saúde no centro das necessidades da pessoa, da família e do território. Desempenha um papel crucial na reorganização da ____________ no Brasil, alinhando-se aos princípios do _____________.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/esf
Em diversas regiões do Brasil, é comum encontrar unidades de saúde com pacientes enfrentando longos períodos de espera para atendimento. Esse problema tem dificultado o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprometido a qualidade do serviço oferecido à população. São alguns dos desafios enfrentados pela saúde pública no Brasil.

I.Fragilidade nos mecanismos de planejamento e execução orçamentária, resultando em gestão financeira ineficaz.
II.Alocação desproporcional e desigual de profissionais de saúde, especialmente em áreas remotas e vulneráveis.
III.Existência de infraestrutura apropriada e disponibilidade satisfatória de equipamentos e insumos.

É correto o que se afirma em: