Filtrar


Questões por página:
Considerando que ao longo dos últimos 40 anos importantes transformações foram desfigurando a ordem social construída a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, particularmente na relação entre Estado e sociedade, analise as afirmativas a seguir:

I) O Estado intervencionista transitou para o papel de Estado mínimo relativamente ao volume de recursos públicos destinados às políticas sociais e maximizou sua função penal.

II) Os direitos sociais, historicamente condicionados pela alocação de recursos financeiros, transitam progressivamente para o lugar de 'instituído negado'.

IV) No Brasil, o comprometimento dos recursos destinados às políticas sociais tem ocorrido também em função da destinação de parte deles para a produção de superávit primário.

III) O paradigma da política social, antes concebido como direito de cidadania, regride ao patamar assistencialista de atenção a indivíduos em situação de vulnerabilidade social mediante ações compensatórias.

V) A redução do papel social do Estado, por outro lado, resultou no fortalecimento de sua função reguladora e intervencionista no mercado, sobretudo o financeiro.

Está correto o que se afirma em:
De acordo com Mota (2008), são características das políticas sociais brasileiras no período de 1964 até o final da década de 1970:

I – a descentralização político-administrativa;

II – a supressão dos mecanismos de participação dos trabalhadores no controle dos sistemas existentes;

III – a expansão seletiva de alguns programas sociais.

Assinale se:
A organização das políticas sociais sofreu significativas mudanças em face das características assumidas pela forma como o Estado brasileiro se relaciona com a sociedade civil.

Dentre as principais alterações destaca-se a tendência de
Existem, no mínimo, duas formas de conceituar a política social: a primeira, como âmbito de reprodução do status quo e funcional ao capital; e a segunda, como espaço com potencialidades contraditórias, podendo efetivamente promover o acesso da população aos bens e serviços sociais produzidos pela sociedade. A partir dessas premissas, considere as assertivas abaixo:

I. A definição do que pode representar a política social só pode ser compreendida a partir do solo histórico que a constitui.

II. No Brasil, a trajetória histórica de política social tem sido acompanhada por características como a tutela, o clientelismo, o paternalismo e o patrimonialismo.

III. O sistema de proteção social brasileiro fundou-se em pilares oligárquicos.

Está correto o que consta em
Nos anos 1930, quando a economia brasileira deixava de ter predominância agroexportadora e passava a ser também urbano- industrial, a emergência do sistema de seguridade social brasileiro no campo estatal foi marcada pela proteção