Filtrar


Questões por página:
Políticas públicas destinadas a reparar as desigualdades sociais, étnico-raciais e demais consequências de práticas discriminatórias historicamente adotadas, nas esferas pública e privada, durante o processo de formação social do país e do Estado. Tal conceito se refere a
A Lei nº 13.182/2014 dispõe sobre a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade no acesso da população negra ao trabalho, à qualificação profissional, ao empreendedorismo, ao emprego, à renda e ao desenvolvimento econômico. Considerando o disposto na referida lei, assinale a alternativa INCORRETA.
Marque a opção correta para o tema da Região Metropolitana do Cariri – RMC:

I. Instituída pela Lei Complementar nº 78/2009. A criação da Região Metropolitana do Cariri – RMC, objetiva a redução da desigualdade entre o triângulo Crajubar, como é conhecida a aglomeração das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, historicamente mais desenvolvida, e os demais municípios da região.
II. Segundo os especialistas, os resultados obtidos demonstram que não houve efetivamente diminuição desse dese desequilíbrio na Região Metropolitana do Cariri.
III. Na Região Metropolitana do Cariri, os investimentos, tanto públicos quanto privados, ainda se concentram prioritariamente no Crajubar e isso reforca a dependência das localidades vizinhas, gerando e aprofundando os desequilíbrios nesses territórios.
IV. A Região Metropolitana do Cariri está atingindo plenamente os objetivos estabelecidos desde a sua criação, diminuindo as diferenças entre os municípios componentes.
No âmbito das políticas sociais, a discussão sobre a centralidade da família tem se encaminhado a partir de duas perspectivas distintas: uma que aposta na capacidade imanente de cuidado e proteção da família que, via mercado, trabalho e organização interna, consegue desempenhar com êxito suas funções e outra que está ancorada na premissa de que para a família proteger é necessário, em primeiro lugar, garantir condições de sustentabilidade para a sua proteção. Nesse sentido, a Assistência Social tem, como categoria de referência na formulação de uma política voltada para as famílias,
A vida em territórios com precários acessos representa fatores de risco ou de vulnerabilidades de indivíduos e famílias, portanto, o nível de qualidade de um território pode ser fator de proteção ou de desproteção social. A territorialização é uma dimensão da política de assistência social que supõe o reconhecimento da heterogeneidade dos espaços em que a população vive. A territorialização tem por objetivo o conhecimento das possibilidades reais do cidadão, permitindo, ainda, localizar os serviços de assistência social em face
Visualizar Questão Comentada