Filtrar


Questões por página:
O movimento da realidade sócio-histórica, ao reproduzir-se altera diversos aspectos da vida social e, ao fazê-lo, incide também sob as demandas institucionais e socioprofissionais postas ao Serviço Social. São cada vez mais diversificadas as refrações da “questão social” e suas complexas relações na medida em que se universalizam aspectos de barbarização da vida social em função da crise na qual o capital está imerso nas últimas décadas. Portanto podemos afirmar que:
I. são cada vez mais frágeis as bases universais das políticas sociais brasileiras em face dessa massificação da “questão social”. II. a implementação das políticas sociais brasileiras nesse contexto assume, muitas vezes, para os profissionais nela envolvidos a forma da “frustração” ou da “ausência de resultados”. III. a pesquisa é um recurso privilegiado para o enfrentamento desse quadro já que as alternativas e propostas de intervenção são tão mais eficientes quanto mais próxima estejam da realidade que a demandou. IV. a formação profissional do Assistente Social necessita contemplar a aquisição de habilidades apenas no terreno técnico-operativo para demandar ações interventivas eficazes.
Assinale a alternativa CORRETA.
A compreensão acerca do padrão de proteção social e da conformação das políticas sociais em nosso país não pode ser descolada das particularidades da nossa formação sócio-histórica. Sobre esse aspecto, Behring (2009) aponta, enquanto algumas características no Brasil que irão delinear a concepção de política social,
A seguridade social brasileira vem sofrendo duramente com os processos de contrarreformas e desmonte das políticas sociais, hegemonizados na última quadra histórica pelos interesses da burguesia e da extrema direita no país. Na contramão dessa lógica, o Serviço Social propõe e defende
De acordo com a análise de Behring e Boschetti (2011), no campo dos direitos sociais e políticos, a mobilização e organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do Estado liberal no final do século XIX e início do século XX. Essas reivindicações tiveram como pautas centrais o(a):
É importante considerar, no âmbito do Serviço Social, as discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania, vistos os reflexos dessa questão para a prática do assistente social. Isto posto, julgue as afirmações a seguir:
I. A política pública é uma ação exclusiva do Estado, que não permite a atuação da sociedade civil organizada. II. A política pública constitui um marco ou linha de orientação para a ação pública, sob a responsabilidade de uma autoridade também pública e sob o controle da sociedade. III. A política social visa concretizar direitos sociais conquistados pela sociedade e incorporados nas leis. Operacionaliza-se por meio de programas, projetos e serviços, que cumprem o papel de materializar, de fato, as propostas, as ideias, os desenhos de ação, os objetivos e meios especificados pelas políticas públicas.
Podemos afirmar que: