Filtrar
28 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
A qualidade de uma água natural é definida pelo conjunto de suas características físicas, biológicas, químicas e radiológicas. O Índice de Qualidade das Águas (IQA) é uma metodologia que avalia a qualidade da água bruta, voltada ao abastecimento público após o tratamento, da medindo suas características físicas, químicas e biológicas e, classificando-as a partir de parâmetros de qualidade pré-estabelecidos. Através destes indicadores (IQA), se estabelece níveis e padrões de qualidade possibilitando o enquadramento dos dos cursos d’água em classes. A qualidade da água bruta não se restringe à sua pureza, mas às características necessárias para determinado uso. A água bruta é classificada em: Classe Especial, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4.
Em relação à Classe 2, é CORRETO afirmar que:
O conceito poluição é dado para toda alteração química, física e biológica provocada no meio ambiente e está ligado à concentração, ou quantidade de resíduos presentes. Ela pode ocorrer em um ecossistema natural ou agrário, sistema urbano ou em microescala. A poluição ocorre em consequência das atividades antrópicas e naturais, causando uma degradação nociva ao meio ambiente e aos seres vivos que nele se desenvolvem. Existem diferentes tipos de poluição como: atmosférica, hídrica, sonora, visual e poluição dos solos. A poluição modifica as características e proporções dos elementos que compõem um ecossistema provoca, causando impactos ambientais muitas vezes irreversíveis.
Nesse contexto, assinale a alternativa que CONTÉM exclusivamente, indicadores de qualidade da água:
Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I. O objetivo do exame microbiológico da água é fornecer subsídio a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de micro-organismos causadores de doenças, geralmente provenientes da contaminação pelas fezes humanas e outros animais de sangue quente e frio.
II. A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal.
III. Como indicadores de contaminação fecal, são eleitas como bactérias de referência as do grupo coliforme. O principal representante desse grupo de bactérias chama-se Salmonella sp.
IV. Para a conformidade do padrão microbiológico de potabilidade é obrigatório a ausência de coliformes totais em 100 ml de amostra na saída do tratamento.
Um poluente orgânico com alta solubilidade em água tem como principal sumidouro os sedimentos de corpos aquáticos.
Quando análises químicas convencionais não detectam poluentes, recomenda-se utilizar organismos bioindicadores para a detecção da presença de contaminantes na água.