Questões de Concurso
Filtrar
2.709 Questões de concurso encontradas
Página 134 de 542
Questões por página:
Segundo Bechara, a respeito de pontuação, analise as assertivas abaixo:
I. Pode-se entender pontuação de duas maneiras: a primeira abarca não só os sinais de pontuação propriamente ditos, mas o realce e a valorização do texto: título, rubricas, margens, escolha de espaços e de caracteres, entre outros. Na segunda, uma concepção mais restrita, a pontuação é constituída por uns tantos sinais gráficos.
II. Os parênteses ou colchetes denotam interrupção ou incompletude do pensamento (porque se quer deixar em suspenso, porque os fatos se dão com breve espaço de tempo intervalar ou porque o nosso interlocutor nos toma a palavra) ou hesitação em enunciá-lo.
III. O ponto simples final, que é dos sinais o que denota maior pausa, serve para encerrar períodos que terminem por qualquer tipo de oração que não seja a interrogativa direta, a exclamativa e as reticências. É empregado ainda, sem ter relação com a pausa oracional, para acompanhar muitas palavras abreviadas.
Quais estão corretas?
Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:
Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.
I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.
II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.
III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower.
IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa.
Quais estão corretas?
● “Nos últimos dias, finalmente, o DNA do cromossomo Y foi totalmente sequenciado”.
● “Desde a metade dos anos 1970, sequenciamos DNA”.
Nos dois fragmentos analisados, empregou-se a vírgula para separar: