Filtrar


Questões por página:

Assinale a opção em que a justificativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.

A Justiça é, (1) antes de tudo, (1) uma preocupação antropológica e filosófica do homem. Resulta da consciência de sua dignidade e da dimensão ontológica do ser humano. Por sua dimensão ética, (2) o homem tem a noção do bem e do mal, (3) da verdade e do erro. É livre, tem livre arbítrio, (4) pois sabe quando está agindo com correção ou com erro. A Justiça nasce, subjetivamente, da verdade humana mais intrínseca, (5) de seu sentimento e de sua reflexão sobre o bem e sobre a verdade na sua relação com os outros homens.

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

mostrar texto associado
Na linha 2, a ausência de uma vírgula logo após "seguro" indica que o trecho "que o Brasil" inicia uma oração explicativa.
mostrar texto associado
Em "Mas não havia engano." (l.25), o sinal de pontuação que NÃO pode substituir o ponto (.) é
mostrar texto associado
Considere as afirmativas a respeito dos sinais de pontuação empregados no texto.

I. Os dois-pontos, no 1º parágrafo, introduzem enumeração de fatos que exemplificam desastres naturais.

II. Os travessões isolam, no 3º parágrafo, um comentário explicativo da expressão imediatamente anterior a esse segmento.

III. O travessão único, no final do 4º parágrafo, pode ser corretamente substituído por uma vírgula, sem alteração do sentido original.

IV. As aspas colocadas na frase do final do texto "poupar a galinha dos ovos de ouro" têm por objetivo assinalar a ideia principal do texto.

Está correto o que consta APENAS em
mostrar texto associado
O trecho colocado entre aspas, no final do 3o parágrafo, indica que se trata de