Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Está clara e correta esta nova redação de uma frase do texto:
mostrar texto associado
Os dois casos de emprego de reticências, no primeiro parágrafo, têm em comum o fato de servirem a um enunciado
mostrar texto associado

Considere a possibilidade de substituição das seguintes marcas de pontuação por ponto-final.

I - Dois-pontos na linha 05
II - Ponto-e-vírgula na linha 14
III - Segunda vírgula na linha 30

Desconsiderando questies de emprego de letra maiúscula, quais das substituições poderiam ser feitas sem acarretar erro de pontuação?

mostrar texto associado
Considere as seguintes propostas de reformulação da pontuação do texto.

I - suprimir a vírgula que segue o vocábulo (L. 21)

II - substituir o ponto depois de por exemplo (L. 25) por ponto-e-vírgula, com o devido ajuste no emprego de letras maiúsculas e minúsculas.

III - inserir uma vírgula depois de divulgue (L. 37)

IV - substituir os dois pontos que seguem o vocábulo sim (L. 51) por uma vírgula antes e uma depois desse vocábulo

Quais propostas conservam o sentido original e estão corretas do ponto de vista da norma gramatical?
mostrar texto associado
Assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso) no que se refere à pontuação do texto.

( ) Os dois pontos empregados depois da palavra concluiu (l. 13) servem para introduzir discurso direto.
( ) As aspas empregadas na expressão “brincar de Deus” (l. 28) têm a mesma função das empregadas na frase que se inicia com o segmento Os desenvolvimentos (l. 15) e termina com por enquanto (l. 18).
( ) A frase iniciada pela palavra Mas (l. 34) poderia ser unida à frase anterior, substituindo-se o ponto que a antecede por uma vírgula, com o devido ajuste de aspas e de letras maiúsculas e minúsculas.

A seqüência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é