Questões de Concurso
Filtrar
3.080 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 616
Questões por página:
O trecho é usado para questão gramatical.
Tive, há alguns anos, a oportunidade de trabalhar num projeto de formação na Guiné-Bissau. Um dos principais problemas de alguns dos negócios a que a formação se destinava, era a falta de recipientes de vidro para embalar os produtos produzidos localmente. Num dos casos era o sumo de caju, mas o acesso a embalagens de vidro era uma constante em mais negócios. O problema foi de fácil resolução: numa das principais discotecas de Bissau, vendia-se bastante cerveja embalada em vidro e de tara perdida. Foi, por isso, fácil arranjar quem se ocupasse da recolha das garrafas abandonadas na rua, as transportasse para Canchungo, onde uma cooperativa, vocacionada para dar apoio à comunidade local e visando estimular a capacidade de produção e gestão dos seus próprios empreendimentos, fervia as ditas garrafas para posterior tratamento e reutilização, num processo artesanal, mas eficaz, e num claro exemplo de inovação frugal.
Fonte: https://www.publico.pt/2024/04/17/azul/opiniao/princi pio-frugalismo-fim-tambem-2087161
Considere as afirmativas sobre o emprego da norma culta no texto e assinale a alternativa correta.
Leia o trecho do livro “Emília no País da Gramática” de Monteiro Lobato e responda à questão sobre a função dos sinais de pontuação na construção dos sentidos no texto:
“Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.
— Essas Vírgulas servem para separar as Orações, as Palavras e os Números — explicou ele. — Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A função delas é separar de leve.
Emília soprou o punhadinho de Vírgulas nas ventas de Quindim e abriu a outra caixa. Era a do PONTO E VÍRGULA.
— E estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?
— Esses também servem para separar. Mas separar com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha. Emília despejou no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa.
— E estes aqui? — perguntou em seguida, abrindo a caixinha dos DOIS PONTOS.
— Esses também servem para separar, porém com maior energia do que o Ponto e Vírgula.
Metade daqueles Dois Pontos foram para o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.
— Oh, estes eu sei para que servem! — exclamou ela, vendo que eram PONTOS FINAIS.
— Estes separam duma vez — cortam. Assim que aparece um deles na frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se...”
Com base no trecho e no conhecimento sobre outros sinais de pontuação não mencionados por Emília, analise as seguintes afirmativas sobre a função dos sinais de pontuação na construção dos sentidos no texto e assinale a alternativa correta:
I. As vírgulas servem para separar as orações, as palavras e os números, indicando uma pausa leve na frase.
II. O ponto e vírgula é utilizado para separar elementos da frase com um pouco mais de energia do que a vírgula.
III. Os parênteses são utilizados para adicionar informações suplementares ou explicações que não interrompem o fluxo principal da frase.
IV. As reticências são usadas para indicar uma pausa mais curta, uma interrupção ou uma omissão no discurso, sugerindo continuidade ou suspense.
V. Os travessões podem ser usados para isolar elementos que interferem no fluxo da frase, como explicações ou comentários adicionais, podendo substituir os parênteses.
Quais dessas afirmativas estão corretas?
"Mesmo que tenha apenas duas colheradas de um alimento, faz questão de guardar."
"Às 4h30 da manhã, eles ainda estavam dançando, contrariados por terem que sair."
Sobre o uso dos sinais de pontuação nesse trecho, assinale a alternativa correta.
"Às 4h30 da manhã, eles ainda estavam dançando, contrariados por terem que sair."
Sobre o uso dos sinais de pontuação nesse trecho, assinale a alternativa correta.