Filtrar


Questões por página:
Ao receber um paciente no pré-operatório do centro cirúrgico, o técnico de enfermagem deve:
I. Confirmar o nome do paciente e seu prontuário. II. Atender com humanização, procurando mantêlo calmo e confortável até o momento da cirurgia. III. Confirmar se o paciente retirou próteses e adereços. IV. Confirmar jejum.
A cirurgia é um procedimento traumático que provoca o rompimento da barreira de defesa da pele, tornando-se, assim, porta de entrada de microrganismos. Os cuidados prestados a esses pacientes dependem do tipo de cirurgia e ferida. Sobre o processo de cicatrização da ferida cirúrgica, marque o item INCORRETO:
As posições terapêuticas têm propósitos diferentes, como proporcionar conforto, realizar exames, tratamentos e cirurgias. De acordo com a finalidade e, consequentemente, com a região examinada, a equipe de enfermagem deve auxiliar o paciente a adotar posições específicas. Diante do exposto, correlacione a posição terapêutica da coluna à esquerda com as finalidades da coluna à direita. Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

As Infecções em Sítio Cirúrgico (ISC) são as maiores fontes de morbidade e mortalidade entre os pacientes submetidos a cirurgias. A respeito da ISC considere as afirmações:
I Os principais fatores de risco que podem favorecer o desenvolvimento da ISC são de fonte endógena (do paciente) e fonte exógena (externa/fora do paciente).
II Os mais frequentes microrganismos encontrados nas ISCs são aqueles que compõem a microbiota do operado, especialmente os da pele e os do local manipulado durante a cirurgia.
III As fontes exógenas de microrganismos geralmente estão relacionadas à equipe cirúrgica.
IV Outros exemplos de fontes exógenas são, o rompimento de técnicas assépticas, a degermação ou higiene das mãos inadequada.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
Os procedimentos cirúrgicos podem ser classificados quanto à urgência cirúrgica, à finalidade do tratamento cirúrgico, ao porte cirúrgico, ao tempo de duração. Além desses, temos também o procedimento cirúrgico classificado quanto ao potencial de contaminação que são:
A – cirurgia limpa. B – cirurgia potencialmente contaminada. C – cirurgia contaminada. D – cirurgia infectada.
Definidos como:
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa.
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por microbiota abundante.
( ) procedimento cirúrgico, geralmente eletivo, primariamente fechado, sem a presença de dreno, não traumático.
( ) procedimentos cirúrgicos realizados em qualquer tecido ou órgão que apresente processo infeccioso, tecido necrótico, corpos estranhos por exemplo.
A sequência que define corretamente cada classificação do procedimento cirúrgico quanto ao potencial de contaminação é: