Filtrar


Questões por página:
Chamamos de _______ todo e qualquer material produtor ou propagador de sons: produzidos pelo corpo humano, pela voz, por objetos do cotidiano, por instrumentos musicais acústicos, elétricos etc.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Teca de Alencar Brito em seu livro Música na educação infantil (2003).
Os arte-educadores “modernos” no Brasil veem os objetivos da educação artística como uma espécie de determinação burocrática ser obrigatoriamente incluída em projetos escolares, sem que tais objetivos mereçam ser postos racionalmente em operação. Como resultado, desenvolveu-se aulas de arte algo como uma colagem desconexa e irrefletidas de atividades, baseada em uma oscilação, sem planejamento, entre o desenvolver habilidade e o _____________.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
Uma mudança radical deslocou o foco de atenção do modelo da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para

A Arte, enquanto área do conhecimento humano, contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição e a ludicidade.

Em relação à proposta de progressão das aprendizagens em Arte no Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Ambientes propícios estimulam o engajamento dos estudantes em processos criativos, seja em projetos artísticos individuais, coletivos ou colaborativos.

( ) As manifestações artísticas na contemporaneidade podem ser abordadas pelos estudantes, de modo a estabelecer relações entre arte, mídia, política, mercado e consumo.

( ) O entrelaçamento de culturas e saberes possibilita o acesso e a interação dos educandos com as várias manifestações culturais, populares e eruditas, locais e globais.


As afirmativas são, respectivamente,

Leia a habilidade a seguir da unidade temática “Artes Visuais”, para o bloco 6º ao 9º ano:

Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais de artes visuais.


Assinale a opção que indica o objeto de conhecimento correspondente a essa habilidade.