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“Para o compositor e pesquisador francês François Delalande, ‘as condutas de produção sonora da criança’ revelam a ênfase num ou noutro estágio de atividade lúdica, segundo Piaget, à semelhança de seus estudos aplicados à linguagem musical como um todo. Ele classifica as categorias de condutas em exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.” (Brito,2003, p.36)
Sobre as categorias de Delalande e suas características, assinale V para verdadeiro ou F para falso:
(__) A construção é feita desde os primeiros meses de vida, a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.
(__) A expressão é a representação que define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.
(__) A exploração aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Leia as assertivas a seguir sobre as nomenclaturas do ensino de arte:
I- A Educação Através da Arte foi difundida no Brasil pelo filósofo inglês Herbert Read na década de 1950 e constituiu um movimento educativo e cultural importante na busca da constituição do indivíduo pleno, completo, valorizando, no ser humano, os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procurando despertar sua consciência individual e singular em sintonia com o grupo social do qual faz parte.
II- A Educação Artística foi incluída no currículo das escolas pela Lei 5692/71, como disciplina, valorizando a tecnicidade e a profissionalização. Caracterizada pela polivalência, a educação artística nas escolas enalteceu o verdadeiro sentido do ensino de Arte, porém resultou na falta de uma formação adequada dos profissionais ou da presença de educadores de outras áreas desviadas de suas funções.
III- O movimento de Arte-Educação, criado a partir de Arte-educadores como Ana Mae Barbosa, surge em contraponto ao empobrecimento do ensino de Arte no sistema escolar, percebendo o Arte-educador como um agente transformador da escola e da sociedade e a Arte como um elemento integrador, plural e interdisciplinar. A Arte-educação está apoiada na busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem nas escolas, buscando revalorizar o profissional da área ao propor um redimensionamento do seu trabalho, conscientizando-o da importância da sua ação profissional e política na sociedade.
Está(ão) CORRETO(S):
Sobre a diversidade cultural do Brasil, assinale a alternativa CORRETA: