Questões de Concurso
Filtrar
70 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 14
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Oswald (1997) também enfatiza a acuidade do enfoque cultural da formação quando defende a necessidade e o direito dos futuros professores de se relacionarem com a literatura em sua dimensão da arte – liberta, portanto, do caráter instrumental que a escola impõe ao texto literário; e Lelis (1996) aponta a dificuldade de acesso aos bens culturais como um dos fatores que interferem na prática pedagógica do professor e no seu estilo de ensinar. Ostetto e Leite (2004, p.23) destacam o quanto a possibilidade de sensibilizar o movimento, o olhar e a escuta do professor, no que diz respeito à produção artístico-cultural, contribui para torná-lo um sujeito mais aberto e plural, mais atento ao outro.” (LEITE, 2015, p.108)
Acerca da formação do professor de arte e o papel educacional informal dos museus, leia as assertivas abaixo e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Profissionais de museus, principalmente dos de ciências, também têm realizado investigações sobre a formação dos professores (inicial e continuada) e ressaltado o quanto a educação não formal está ausente dos currículos docentes de qualquer área.
( ) A experiência cultural nem sempre suscita perguntas, provoca a reflexão crítica de valores e também não contribui para a formação do profissional de educação, apenas no âmbito pessoal e subjetivo.
( ) O museu tem como pressuposto não pertencer ao domínio da educação escolar, portanto, suas práticas educacionais não são processadas de forma seriada, sistemática e regular, situando-se no âmbito da educação extraescolar, ou seja, fora do sistema formal de ensino.
( ) Destaca-se que a articulação entre educação formal e não formal deve ser uma preocupação constantemente trabalhada, pois a maioria das discussões sobre educação se restringe ao âmbito da educação formal, em uma concepção limitada ao espaço escolar. Ressalta-se a necessidade de examinar propostas e a operacionalização de programas de museus com o objetivo de contribuir para o delineamento de uma linha filosófica global de ação em relação ao trabalho educativo desses programas.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Acerca da formação do professor de arte e o papel educacional informal dos museus, leia as assertivas abaixo e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Profissionais de museus, principalmente dos de ciências, também têm realizado investigações sobre a formação dos professores (inicial e continuada) e ressaltado o quanto a educação não formal está ausente dos currículos docentes de qualquer área.
( ) A experiência cultural nem sempre suscita perguntas, provoca a reflexão crítica de valores e também não contribui para a formação do profissional de educação, apenas no âmbito pessoal e subjetivo.
( ) O museu tem como pressuposto não pertencer ao domínio da educação escolar, portanto, suas práticas educacionais não são processadas de forma seriada, sistemática e regular, situando-se no âmbito da educação extraescolar, ou seja, fora do sistema formal de ensino.
( ) Destaca-se que a articulação entre educação formal e não formal deve ser uma preocupação constantemente trabalhada, pois a maioria das discussões sobre educação se restringe ao âmbito da educação formal, em uma concepção limitada ao espaço escolar. Ressalta-se a necessidade de examinar propostas e a operacionalização de programas de museus com o objetivo de contribuir para o delineamento de uma linha filosófica global de ação em relação ao trabalho educativo desses programas.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, o componente Arte está inserido na área de Linguagens pois:
Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões do conhecimento previstas para o ensino da Arte segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a arte e a cultura afro-brasileira como parte integral do ensino de Artes e reconhece a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Uma das habilidades almejadas é:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
As opções identificam corretamente as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à exceção de uma. Assinale-a